PUBLICIDADE

Coronavírus

Equipe de Lula denuncia 'destruição' do Programa Nacional de Imunizações na gestão Bolsonaro

Administração atual não repassou dados importantes sobre o estoque de medicamentos e prazos de validade de remédios e vacinas

25 nov 2022 - 15h25
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Equipe de Lula denuncia destruição di  Programa Nacional de Imunizações na gestão Bolsonaro
Equipe de Lula denuncia destruição di Programa Nacional de Imunizações na gestão Bolsonaro
Foto: Gerd Altmann / Pixabay

O Grupo de Trabalho de Saúde da transição de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), denunciou nesta sexta-feira, 25, que a administração de Jair Bolsonaro não repassou dados importantes sobre o estoque de medicamentos e prazos de validade de remédios e vacinas contra a covid-19.   

A equipe do petista fez um alerta sobre a coberturas vacinais no Brasil, enfatizando que o governo Bolsonaro "destruiu" o Programa Nacional de Imunizações (PNI) durante seu mandato. Desta forma, de acordo com o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, que faz parte do grupo, existe o risco de que os imunizantes contra a covid-19 sejam descartados já a partir de janeiro de 2023.

"Duas informações são fundamentais. Qual é o tamanho do estoque e qual é o prazo de validade. Quando falamos de medicamentos, imunobiológicos, essa questão é decisiva", disse ele. Para o senador Humberto Costa (PT-PE), integrante do núcleo também, o Brasil vive uma "possível nova onda" da pandemia, enquanto a vacinação contra a doença está "muito aquém" do esperado.

Segundo dados das secretarias estaduais de Saúde, 84,72% da população brasileira tomou a primera dose da vacina; 80,08% receberam a segunda dose; e 49,4% tomaram a dose de reforço. "A pandemia não acabou. E nós estamos vivenciando, na nossa avaliação e na avaliação de alguns cientistas que estão fazendo estudos epidemiológicos, o início de uma possível nova onda.

Estamos perto de 690 mil mortes", acrescentou Costa. O senador explicou ainda que o governo eleito se preocupa com a imunização dos cidadãos e é necessário que a vacinação anti-Covid seja reforçada em todas as faixas etárias. "Uma preocupação que nós temos é com a vacinação. A vacinação está muito aquém daquilo que seria desejado para todas as faixas etárias", disse Costa, que já havia afirmado que a área da Saúde precisa de R$22 bilhões a mais do que foi previsto pelo governo de Bolsonaro.

A declaração foi dada durante entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, após reunião. Entre os presentes também estavam os ex-ministros Aloizio Mercadante e José Gomes Temporão. Mais cedo, Lula chegou a dizer a representantes da área da saúde que o governo precisa convencer a população sobre a eficácia das vacinas e reforçou que vai cobrar de lideranças evangélicas apoio às campanhas de vacinação, podendo até responsabilizar as igrejas por mortes.

"Eu pretendo procurar várias igrejas evangélicas e discutir com o chefe delas: 'Olha, qual é o comportamento de vocês nessa questão das vacinas?", declarou Lula. "Ou vamos responsabilizar vocês pela morte das pessoas", acrescentou. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade