PUBLICIDADE

Empresa italiana lança polenta para chefs domésticos

O prato é um dos mais tradicionais da culinária da Itália

15 abr 2020 - 14h48
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa de origem italiana Zini Alimentos, tradicionalmente focada em food service (restaurantes, bares, lanchonetes e cozinhas de grande escala), lançou um novo produto para atender à onda dos "chefs domésticos", profissionais que precisaram adaptar seu trabalho devido ao isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Empresa italiana lança polenta para chefs domésticos
Empresa italiana lança polenta para chefs domésticos
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

Trata-se da Lunella, uma polenta pronta e pré-cozida que busca revolucionar alguns conceitos nesse tipo de alimento. "Até pouco tempo atrás, seria impossível encontrar uma polenta pronta macia, com textura e aroma delicados. Uma polenta de qualidade não é dura nem amarga, mas isto depende de um processo de cozimento moderno", relata Marco Vezzani, diretor técnico da Zini Alimentos.

A empresa foi fundada em Milão, na Itália, em 1956, "justamente com o desafio de produzir um creme de milho cozido - a famosa polenta - que tivesse características exclusivas de sabor, textura e conservação", segundo Vezzani.

"Portanto, experiência não falta. Mais recentemente, entendemos ser necessário usar deste conhecimento para desenvolver uma embalagem prática e econômica, que permitisse finalizar o prato de forma a dar asas à imaginação, garantindo resultados sempre surpreendentes, até sofisticados", acrescenta o diretor.

Simples e barata, a polenta é um alimento típico italiano e foi crucial para enfrentar a fome nos momentos de maior necessidade na história do país, desde os tempos da Roma Antiga. A importância do prato aparece na célebre enciclopédia "História Natural", do naturalista romano Plínio, o Velho (23-79 d.C.), que dizia: "Pulte autem, non pane, vixisse longo tempore Romanos manifestum".

Ou seja, "Da Polenta, e não do pão, viveram os romanos por longo tempo". "Talvez Plínio ficasse contente de conhecer a solução que a Zini trouxe para fazer da polenta um produto de rápido preparo, capaz de dar aos pratos uma certa elegância, sem perder de vista a versatilidade e o baixo custo", conclui Vezzani.

A Zini chegou ao Brasil em 1992 e produz massas frescas (como nhoque e polentas), farinhas para empanar, fibras de trigo e molhos, sempre usando tecnologia italiana. Sua fábrica fica na Zona Norte de São Paulo (SP).

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade