PUBLICIDADE

Deputados do PMDB decidem fechar questão a favor de reforma da Previdência

5 dez 2017 - 13h14
(atualizado às 14h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A bancada do PMDB na Câmara dos Deputados decidiu pelo fechamento de questão a favor da reforma da Previdência e deve pedir à Executiva Nacional do partido que formalize a decisão, disse à Reuters uma fonte da legenda nesta terça-feira.

Plenário da Câmara dos Deputados
29/06/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Plenário da Câmara dos Deputados 29/06/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Segundo a fonte, que pediu para não ser identificada, o anúncio deve ser feito pelo líder da bancada, Baleia Rossi (SP), já que mais da metade dos deputados do partido defende a posição.

Para ser oficializado, o fechamento de questão precisa ser homologado pela Executiva Nacional do partido. O presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), está fora do país e deve chegar a Brasília na manhã de quarta-feira. Ainda não há previsão de quando ocorrerá a reunião da direção da sigla.

O fechamento de questão obriga os integrantes da bancada a votar de acordo com a orientação do partido, sob o risco de penalidades, como a expulsão da sigla.

A reforma da Previdência enfrenta resistência mesmo entre parlamentares da base, mas o governo ainda trabalha no convencimento de aliados.

Outro aliado que discute o fechamento de questão é o PP. Em nota nesta terça-feira, o presidente da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), disse que defenderá o fechamento de questão a favor da reforma da Previdência assim que a matéria for pautada pela Câmara dos Deputados. Uma fonte do partido na Câmara avalia, no entanto, que um fechamento de questão iria contra o posicionamento adotado até então pelo líder da bancada, Arthur Lira (AL).

Já o PSDB, partido que se prepara para desembarcar do governo no próximo sábado, deve discutir na quarta-feira sua posição sobre a reforma da Previdência.

A decisão será tomada com base na opinião da maioria absoluta dos presentes em reunião das bancadas da Câmara e do Senado com a Executiva Nacional do partido. A reformulação do sistema previdenciário em si conta com a simpatia da maioria dos tucanos, mas eles têm defendido que só poderão tomar uma posição quando conhecerem o texto a ser votado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade