PUBLICIDADE

Denúncia contra Temer derruba mercados

18 mai 2017 - 11h45
(atualizado às 11h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Bovespa suspende operações devido à queda acelerada de seu principal índice em meio a escândalo envolvendo presidente. Real tem forte desvalorização em relação ao dólar.A Bovespa suspendeu suas operações nesta quinta-feira (18/05) depois de o seu principal índice, o Ibovespa, cair mais de 10% em menos de meia hora e ficar abaixo do 61 mil pontos em reação à revelação de um áudio em que o presidente Michel Temer avaliza suborno ao ex-deputado Eduardo Cunha.

A operação foi interrompida pelo mecanismo circuit breaker, que suspende as operações por meia hora quando o Ibovespa cai mais de 10%. Ações da Petrobras e do Banco do Brasil chegaram a cair quase 20%.

Após a meia hora de interrupção, a bolsa voltou a operar. No entanto, as negociações podem voltar a ser suspensas caso se registre queda de 15%, desta vez por uma hora. Se houver nova queda, desta vez de 20%, as transações podem ser interrompidas por tempo indeterminado.

O real registrava queda de 8,82% face ao dólar na manhã desta quinta-feira.

Esperando uma reação negativa do mercado perante a nova denúncia de corrupção, o Banco Central afirmou que "está monitorando o impacto das informações recentemente divulgadas pela imprensa e atuará para manter a plena funcionalidade dos mercados".

A instituição afirmou ainda que "esse monitoramento e atuação têm foco no bom funcionamento dos mercados. Não há relação direta e mecânica com a política monetária, que continuará focada nos seus objetivos tradicionais".

AS/efe/lusa

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade