PUBLICIDADE

Decano Celso de Mello empata julgamento de habeas corpus para Lula

5 abr 2018 - 00h15
(atualizado às 01h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para conceder o habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empatar o julgamento do pedido do petista, que tenta permanecer em liberdade até o julgamento de todos os recursos cabíveis no processo do tríplex do Guarujá (SP).

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
19/03/2018
REUTERS/Diego Vara
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 19/03/2018 REUTERS/Diego Vara
Foto: Reuters

Caberá à presidente do STF, Cármen Lúcia, dar o voto de minerva para desempatar o julgamento.

Na sessão desta quarta-feira, manifestaram-se contra o pedido da defesa o relator do habeas corpus, Edson Fachin, e os ministros Alexandre de Moraes, Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux.

Favoráveis ao habeas corpus com diferentes modulações, além de Celso de Mello, votaram Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.

Em seu voto, Celso de Mello disse que somente com o trânsito em julgado de um condenação criminal deixa de subsistir a presunção de inocência.

"Este é um julgamento em que os ministros pretendem expor a sua posição, este é um julgamento que supera a pessoa do ora paciente", disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade