PUBLICIDADE

Cotado para ministro, presidente da Anvisa é diagnosticado com Covid-19

19 mai 2020 - 16h59
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Cotado como um dos nomes para assumir o Ministério da Saúde, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, informou nesta terça-feira que está com a Covid-19.

Câmera que mede temperatura das pessoas no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília
14/05/2020
REUTERS/Adriano Machado
Câmera que mede temperatura das pessoas no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília 14/05/2020 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Em vídeo enviado à Comissão de Acompanhamento Externo da Câmara para Ações contra o Coronavírus, Barra informou aos parlamentares que começou na semana passada a ter sintomas gerais de gripe, mas não achou que estava doente. Apenas a "intensidade e a persistência" dos sintomas fizeram com que, depois de uma consulta médica, a hipótese de estar contaminado fosse levantada, e ele entrou em quarentena.

"Efetuadas as testagens, na última sexta-feira obtive resultado positivo para a Covid-19. Entretanto, como meus sintomas ainda me permitem trabalhar, assim prossigo na condução dos trabalhos da agência e da diretoria colegiada", disse.

Próximo ao presidente Jair Bolsonaro, Barra chegou a participar da primeira manifestação a favor do governo a que Bolsonaro foi já durante o período da epidemia, em 15 de março, sendo visto fazendo vídeos ao lado do presidente, apesar das recomendações de especialistas pelo distanciamento social para conter o avanço do novo coronavírus.

Na época, Barra justificou que havia sido convidado para um encontro com Bolsonaro no Alvorada e o acompanhou quando o presidente decidiu ir ao Palácio do Planalto, onde desceu a rampa para se aproximar dos manifestantes.

Ainda durante o período de Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde, o nome de Barra foi cogitado mais de uma vez para assumir a pasta no caso da saída do ministro. No entanto, Bolsonaro decidiu optar por um nome mais técnico e reconhecido na comunidade médica e optou por Nelson Teich após demitir Mandetta.

Agora, com a saída de Teich na semana passada, Barra, que também é contra-almirante da Marinha, volta a ser citado como uma possibilidade. Mas, de acordo com fontes palacianas, Bolsonaro não tem pressa para encontrar um novo ministro. O secretário-executivo, general Eduardo Pazuello, assumiu interinamente o cargo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade