PUBLICIDADE

CORREÇÃO-Desmatamento da Amazônia cai em julho, mas sobe em 12 meses

7 ago 2020 - 10h34
(atualizado às 11h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O desmatamento na Floresta Amazônica registrou queda de 26,7% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, mas subiu 34,5% no acumulado em 12 meses, se comparado com o mesmo período anterior, mostraram dados preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta sexta-feira.

Vista aérea de área desmatada da Floresta Amazônica em Itaituba, no Pará
26/09/2019 REUTERS/Ricardo Moraes
Vista aérea de área desmatada da Floresta Amazônica em Itaituba, no Pará 26/09/2019 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

Em julho, o sistema Deter, do Inpe, que alerta sobre avisos de desmatamento na floresta em tempo real, apontou 1.654 quilômetros quadrados de área devastada no mês passado, contra 2.255 quilômetros quadrados registrados em julho de 2019, mostraram os números publicados no site do instituto.

No acumulado entre agosto de 2019 e julho de 2020, no entanto, a área desmatada foi de 9.205 quilômetros quadrados, um aumento em relação aos 6.844 quilômetros quadrados registrados entre agosto de 2018 e julho de 2019.

O período entre agosto de um ano e julho do ano seguinte é considerado como o ano-calendário para a medição anual do desmatamento da Amazônia e também é o período usado pelo sistema Prodes, do Inpe, mais preciso que o Deter e adotado na aferição do desmatamento da floresta em 12 meses.

Os dados em 12 meses do Deter mostram que os números do Prodes, que geralmente são divulgados em novembro, devem apontar nova alta no desmatamento da Amazônia, em meio à pressão crescente de ambientalistas e também de investidores estrangeiros sobre a política ambiental do presidente Jair Bolsonaro.

Em 2019, enquanto que o Deter apontou desmatamento de 6.844 quilômetros quadrados entre agosto de 2018 e julho de 2019, o desmatamento mostrado pelo Prodes no mesmo período, anunciado em novembro do ano passado, foi de 9.762 quilômetros quadrados, o maior em mais de uma década.

Em nota, o Observatório do Clima disse que os dados do Deter indicam que o número do Prodes, a ser anunciado no final do ano, devem chegar a um desmatamento da ordem de 13 mil quilômetros quadrados. Se confirmado, este número representará o maior desmatamento desde 2006 e três vezes maior do que a meta da Política Nacional de Mudança do Clima para 2020.

"Será também a primeira vez na história que o desmatamento na Amazônia terá duas altas seguidas na casa dos 30%", disse o Observatório em nota."Isso não acontece por incompetência do governo no combate à devastação; acontece porque a agenda do governo Bolsonaro é promover ativamente a devastação. Não é inépcia, é projeto", criticou.

Bolsonaro tem sido criticado por ambientalistas por adotar um discurso que defende a exploração de atividades econômicas na Amazônia, como a legalização do garimpo na região, e por medidas que, na visão de críticos, enfraqueceram os órgãos de fiscalização.

Diante das pressões decorrentes do aumento do desmatamento e também da elevação das queimadas na Amazônia, Bolsonaro editou um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para que as Forças Armadas atuem no combate ao desmatamento na região e também colocou o vice-presidente Hamilton Mourão no comando do Conselho da Amazônia, responsável por articular medidas para a floresta.

No entanto, o próprio vice-presidente já admitiu que a GLO, que atua na região desde maio, não teve ter efeito no desmatamento este ano. Segundo Mourão, a operação deveria ter começado em dezembro do ano passado para trazer resultados visíveis na taxa de 2020.

Procurado, o Ministério do Meio Ambiente não respondeu de imediato a pedidos de comentários sobre os dados do Inpe.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade