PUBLICIDADE

Coronavírus: Porto Alegre confirma 1º caso de transmissão entre Estados

Paciente gaúcha de 31 anos viajou para a cidade de São Paulo e, ao voltar para a capital gaúcha com sintomas da covid-19, testou positivo. Infectologista afirma que, diante deste caso, é preciso ampliar a testagem da população e aplicar restrições de movimentação no país.

17 mar 2020 - 11h52
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na segunda-feira, apontam que há 234 casos do novo coronavírus no Brasil
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na segunda-feira, apontam que há 234 casos do novo coronavírus no Brasil
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre confirmou nesta terça-feira (17/03) o primeiro caso de infecção entre Estados do novo coronavírus no Brasil.

Um exame feito no hospital da capital gaúcha confirmou que uma mulher de 31 anos que viajou a São Paulo e voltou com sintomas moderados da covid-19, a doença causada por este vírus, está infectada.

Ela e o marido viajaram à capital paulista no dia 6 de março por motivos profissionais.

Os dois trabalham com o conserto de smartphones. Como as peças de reposição não estavam chegando à capital gaúcha, eles viajaram a São Paulo para comprar estes materiais em centros de comércio popular nos bairros do Brás, da Consolação e na Avenida Paulista, na região central da cidade, onde havia uma grande concentração de pessoas.

O casal voltou para Porto Alegre na manhã do dia 15. À tarde, eles buscaram atendimento no Hospital de Clínicas.

O marido da paciente também apresentou sintomas e foi testado para o Sars-Cov-2, como é chamado oficialmente o novo coronavírus, mas seu resultado foi negativo.

Eduardo Sprinz, chefe do serviço de infectologia do Hospital de Clínicas, afirma não haver dúvida de que a paciente se infectou na capital paulista.

"Ela não sabe nem de quem ela pegou. São Paulo é a única fonte possível. Dificilmente ela teria se infectado no Rio Grande do Sul, onde há apenas seis casos confirmados. É muito mais lógico pensar que você vai ser contaminado em um ambiente onde o número de vírus circulando é bem maior", diz Sprinz.

Caso é inédito no país

São Paulo é a cidade mais afetada pelo novo coronavírus até o momento. Dos 234 casos confirmados oficialmente pelo Ministério da Saúde, 145 foram registrados na capital paulista, onde também foi identificado o primeiro caso desta pandemia no Brasil, em 26 de fevereiro.

O ministério informou, com base em dados coletados pelo infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência para o coronavírus de São Paulo, os casos registrados até agora no Estado apresentam sintomas em um período de cinco dias, na média.

Até agora, não havia um caso de transmissão entre Estados. De acordo com os dados do governo federal, existiam apenas casos importados, em que a pessoa se infectou em uma viagem ao exterior, casos de transmissão local, em que o contágio ocorreu no Brasil por meio do contato próximo com um caso confirmado ou suspeito, ou ainda casos de transmissão comunitária, em que não é possível identificar a origem da infecção, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Isso significa que o novo coronavírus está circulando entre a população nestas capitais.

Como a paciente gaúcha não sabe de quem pegou o vírus, seu caso se enquadraria como uma transmissão comunitária, mas, até o momento, não se tinha ciência de alguém que se infectou em uma viagem pelo país.

Sprinz afirma que, diante deste caso, o país deveria restringir ao máximo possível a movimentação no território nacional.

"Também devemos insistir para que todas as pessoas sejam testadas, e não apenas nos casos moderados e graves, como estamos fazendo na rede pública, e isolar quem der positivo", afirma Sprinz.

O infectologista diz que o Ministério da Saúde foi notificado deste caso. Procurada pela BBC News Brasil, a pasta não respondeu até a publicação desta reportagem.

Mais sobre o coronavírus
Mais sobre o coronavírus
Foto: BBC News Brasil
Banner
Banner
Foto: BBC News Brasil

Governo diz que não há como ampliar testagem

Em uma coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira, representantes da pasta foram questionados sobre a recomendação feita Organização Mundial da Saúde (OMS) de ampliar a testagem da população o máximo possível e isolar em ambiente hospitalar os casos confirmados.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou que não há kits suficientes para ampliar a testagem da população e que o ministério não mudará seus procedimentos .

"Quando tenho a transmissão comunitária, não preciso mais saber a totalidade dos casos, não me interessa saber isso. Por isso, mudamos o modelo de vigilância de casos individualizados leves e moderados para o monitoramento de caso graves. Queremos entender a dinâmica de agravamento, o que vai nos direcionar para a mudança de protocolos", disse Oliveira.

O secretário disse "estranhar" a recomendação feita pela OMS, uma vez que os insumos são insuficientes.

"Esta é uma doença transmissível com muitos casos assintomáticos, mas vamos testar todos os casos sintomáticos", afirmou Oliveira.

O secretário disse que os laboratórios privados estão tomando medidas semelhantes diante do número insuficiente de testes.

"A procura pelos exames de pessoas que apresentam sintomas leves aumentou demais, e o próprio [hospital Albert] Einstein esgotou sua capacidade de realização do teste", afirmou Oliveira.

"Vamos manter nossa posição. Nos locais onde há transmissão comunitária, vamos testar os casos graves que são internados e casos leves a partir da vigilância sentinela. Onde não tiver transmissão comunitária, vamos testar todos os casos que apresentem febre e algum sintoma respiratório."

Oliveira disse ainda que, além dos 30 mil testes laboratoriais já adquiridos, outros 150 mil estão sendo comprados.

Foto de hospital na Alemanha
Foto de hospital na Alemanha
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Também informou que o governo brasileiro está entrando em contato com a Coreia do Sul, país que aplicou testes rápidos em massa em sua população e conseguiu frear a epidemia, para avaliar o modelo aplicado por lá.

"Ainda não temos o teste rápido, que é parecido com um teste de gravidez. Estamos trabalhando para adquirir, e aí sim teremos condições de ampliar a cobertura, porque, obviamente, teremos uma necessidade maior de testes."

Presente na mesma coletiva, Socorro Gross, representante no Brasil da Organização Pan-americana de Saúde, braço regional da OMS nas Américas, afirmou que, quando há uma transmissão comunitária e os testes são insuficientes para que sejam aplicados à toda população, "o nexo epidemiológico é suficiente" para identificar uma infecção por coronavírus.

"Quando existe transmissão comunitária, o nexo epidemiológico é suficiente para o diagnóstico e que se aplique a conduta de isolamento [do paciente] e que essa pessoa, que em 80% dos casos ou mais apresenta sintomas leves, seja isolada em seu domicílio ou, se não tem domicílio, em outros lugar, como é o caso de turistas."

No entanto, para Sprinz, estes protocolos fazem com que os casos sejam subdiagnosticados no país.

"O vírus esta circulando no centro econômico brasileiro. Isso é um caos. A hecatombe pode ficar ainda maior. Temos que decidir quando vamos tentar reduzir essa hecatombe", afirma o infectologista.

Sprinz defende ser preciso tomar medidas mais rígidas para reduzir a circulação de pessoas em todo o Brasil para evitar que o aumento do número de casos seja tão grande a ponto de sobrecarregar o sistema de saúde do país.

"Queremos virar a Europa? Se isso acontecer, o número de mortos vai ser muito maior aqui do que lá. Não temos estrutura de saúde, mesmo contando hospitais públicos e privados para dar conta disso. Se a Itália não tem, por que nós teríamos?"

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade