PUBLICIDADE

Com protestos em alta na América do Sul, Mercosul defende democracia e liberdades individuais

5 dez 2019 - 21h02
(atualizado às 21h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio a crises e protestos na América Latina e vozes defendendo medidas pouco democráticas no Brasil, a cúpula do Mercosul que se encerrou nesta quinta-feira em Bento Gonçalves (RS) teve a democracia e as liberdades individuais como um ponto central da declaração presidencial e das falas dos presidentes.

Presidentes Mauricio Macri, da Argentina, e Jair Bolsonaro participam de cerimônia em vinhedo em Bento Gonçalves
05/12/2019
REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidentes Mauricio Macri, da Argentina, e Jair Bolsonaro participam de cerimônia em vinhedo em Bento Gonçalves 05/12/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Em seu primeiro parágrafo, a declaração presidencial diz que "a plena vigência das instituições democráticas e o Estado de Direito, assim como a observância dos direitos humanos e liberdades fundamentais são condições essenciais para o processo de integração regional".

No segundo, destaca que "a democracia e a prosperidade se reforçam mutuamente, e que o Mercosul preserva e defende a democracia para o benefício de seus povos".

Dos quatro países do bloco --Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil--, apenas o governo de Maurício Macri passou nos últimos meses por protestos intensos, mas não a ponto de colocar em risco seu mandato. O argentino perdeu a reeleição e deixa o cargo em cinco dias, mas o processo eleitoral transcorreu em tranquilidade.

No entanto, nos últimos meses a América do Sul viu protestos violentos no Equador, no Chile --em que o presidente Sebastián Piñera ainda tenta um acordo nacional para interromper as manifestações-- e na Bolívia, que levou à renúncia e exílio de Evo Morales. Mais recentemente, a Colômbia começou a enfrentar também grandes manifestações.

Em seu discurso de despedida do Mercosul, Macri declarou que a Argentina tem um "compromisso irrenunciável com a democracia, a liberdade e os direitos humanos".

"Os problemas da democracia se resolvem com mais democracia", afirmou.

Já o presidente Jair Bolsonaro, cujo governo é alvo de críticas constantes por falas e medidas consideradas de viés autoritário, ressaltou, em um discurso sem improvisos, que "o compromisso do Brasil com a liberdade tem que prosseguir".

"Mais do que nunca a democracia é um pilar essencial", disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade