PUBLICIDADE

Cidades

Veja o que abre e fecha no feriado de Carnaval em SP

28 fev 2014 - 07h38
(atualizado às 08h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A partir desta sexta-feira, a cidade de São Paulo já entra no ritmo do Carnaval, com os desfiles das escolas de samba no Anhembi, na zona norte. Por causa do feriado, alguns serviços oferecidos pela cidade serão suspensos ou seguirão esquema especial de atendimento. Veja o que abre e fecha nos próximos dias na capital paulista.

Abastecimento

Na terça-feira de carnaval, os mercados municipais de Guaianases, Ipiranga, Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano (Central), Pinheiros, Santo Amaro, São Miguel e Tucuruvi não funcionarão. Vão abrir os mercados Central Leste e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Penha, Sapopemba e Vila Formosa, das 8h às 13h. Nos dias 1, 2 e 3, todos os mercados funcionarão nos horários habituais.

Os sacolões vão abrir no dia 4 nos seguintes horários: Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro e City Jaraguá, das 7h às 13h; Butantã, das 7h às 13h30; Bela Vista, João Moura, Piraporinha e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Jaguaré, das 7h às 18h; e Cohab Adventista, das 8h às 17h. Não atenderão no dia 4: Jaraguá, Lapa e São Miguel. Todos os sacolões funcionarão nos dias 1,2 e 3 nos horários habituais.

As feiras livres funcionarão todos os dias nos locais e horários habituais. Na segunda-feira, não há feira-livre na capital.

Assistência Social

Vão funcionar normalmente os serviços de emergência e acolhida que são fornecidos 24 horas ininterruptamente: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, Centros de Acolhida e Central de Atendimento Permanente e de Emergência – 156.

Não abrem nos dias 1, 2, 3 e 4 a Loja Social, o Centro de Referência de Assistência Social, a Supervisão de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Na segunda-feira, o expediente será a partir das 12h.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias na segunda e na terça-feira de Carnaval. Na quarta-feira de cinzas, as agências abrem para atendimento ao público ao meio-dia.

Contas de consumo (água, luz, telefone e tv) e carnês que tiverem vencimento nestas datas poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo. A população ainda pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking e banco por telefone.

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado). 

Cultura

Os seguintes equipamentos não funcionarão de sábado até terça, reabrindo na quarta, a partir das 12h: Arquivo Histórico Municipal, Bibliotecas de Bairro, Biblioteca Mário de Andrade, Biblioteca Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correa, Biblioteca Pública Circulante, Bosques de Leitura, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (reabrirá só no dia 6, das 10h às20h), Escola Municipal de Bailado, Escola Municipal de Iniciação Artística, Escola Municipal de Música, Hemeroteca, Ônibus Bibliotecas, Pavilhão das Culturas Brasileiras e o Ponto de Leitura Piqueri.

Funcionam no final de semana: Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa nº 1), Casa do Bandeirante, Casa do Grito (das 9h às 17h),  Casa Modernista, Casa do Sertanista, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos, Centro Cultural São Paulo (só as salas de espetáculos, áreas expositivas e convivência), Centro Cultural da Penha, Centro da Memória do Circo (das 13h às 20h), Galeria Olido, Monumento à Independência (Capela Imperial, OCA), Praça das Artes (no dia 1º, das 11h às 15h para visitas monitoradas e no dia 4 (das 14h às 17h para um Bailinho de Carnaval), Teatro Cacilda Becker, Teatro Décio de Almeida Prado, Teatro João Caetano , Teatro Martins Penna, Teatro Municipal (apenas no sábado, das 11h às 15h para visitas monitoradas já agendadas) e Teatro Zanoni Ferrite.

Educação

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrirão apenas para atividades de lazer e recreação nos seguintes horários: sexta-feira, das 7h às 22h; sábado e domingo, das 8h às 20h; segunda-feira - das 7h às 22h; terça-feira, das 8h às 18h e quarta-feira, das 7h às 22h.

Esportes

Os Centros Esportivos funcionarão normalmente, em esquema de  plantão, do dia 1º ao dia 4 de março, no horário das 8h às 18h, com as piscinas abertas ao público. Na quarta-feira, as piscinas permanecem fechadas para os serviços de limpeza e as atividades dos Centros serão reiniciadas a partir das 12h.

Saúde

Os hospitais e prontos-socorros municipais atenderão todos os dias, inclusive nos dias 3 e 4.

As unidades de Assistência Médica Ambulatorial (Ama) tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, inclusive nos dias 3 e 4, das 7 às 19h, bem como as Amas que funcionam 24 horas. As Amas Especialidades, as Unidades Básicas de Saúde, UBS Integrais, Ambulatórios de Especialidades e unidades da Rede Hora Certa fecham nos dias 3 e 4 e voltam a atender na quarta-feira de cinzas.

Trabalho

Nos dias 1º, 2, 3 e 4, os Centros de Atendimento ao Trabalho não funcionarão, retornando às atividades na quarta-feira, ao meio-dia.

Verde e Meio Ambiente

Todos os parques municipais abrirão nos horários habituais, com a exceção do Parque da Luz, que não funciona na segunda-feira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade