3 eventos ao vivo

vc repórter: leitores contam como reduziram consumo de água

Selecionamos alguns relatos enviados por leitores ao site por WhatsApp (+55 11 97493.4521) e pela página do canal vc repórter

4 fev 2015
17h54
atualizado às 17h56
  • separator
  • comentários

Acostumados a observar cenários de seca à distância, os moradores de São Paulo se viram, desde o final de 2014, inseridos nessa realidade. O Estado vive a pior crise de abastecimento hídrico de sua história. Em meio às dificuldades, os paulistas precisaram improvisar e encontrar maneiras de economizar e reutilizar a água.

Para conhecer essas alternativas e apresentar ideias a quem ainda não encontrou um jeito de poupar, perguntamos aos nossos leitores paulistas o que eles têm feito para reduzir o consumo. Selecionamos alguns relatos enviados ao site por WhatsApp (+55 11 97493.4521) e pela página do canal vc repórter. Confira:

William Marques da Silva - São Paulo

Eu estava procurando uma forma de economizar mais água com a descarga do vaso sanitário. Coloquei em prática a sugestão da garrafa pet. Peguei duas garrafas pets de 500 ml, enchi de água e coloquei dentro do vaso de descarga com alguns pregos, para afundar. Assim já economizei 1 litro, mas queria economizar ainda mais. Para isso, peguei uma caixa de leite, cortei a parte de cima e coloquei embaixo da boia da caixa de água acoplada ao vaso sanitário. É só levantar a boia com cuidado e colocar a caixa de leite. Deu certo! Agora, a boia fecha o registro antes de toda a caixa encher, economizando metade da água. Se você achar que precisa de mais água, é só ir cortando a caixa. Quanto menor ela for, maior é a quantidade de água utilizada.

Leitor reduziu consumo de água na descarga com garrafas pet e caixa de leite
Leitor reduziu consumo de água na descarga com garrafas pet e caixa de leite
Foto: Willian Marques da Silva / vc repórter

Douglas Vital - Promissão

Antes de tomar banho, na hora de ligar a ducha, eu deixo um balde no banheiro até a temperatura da água ficar ideal. A água que cai no balde eu reaproveito. Coloco na banheirinha do meu bebê, na descarga ou uso para lavar roupas. A água da banheirinha, a que fica depois do banho, nós também usamos na descarga do vaso sanitário. Quando esterilizamos as mamadeiras, reaproveitamos para a próxima esterilização ou regamos as plantas na manhã seguinte.

Sesley Chagas Penha - São Paulo

Comprei um cano para água de 3 metros, com uma registro esfera, para desviar a água. Na ponta do cano, coloquei uma meia calça, para realizar a limpeza da água. Comprei uma bomba de 240 litros, com torneira. Gastei R$ 42 reais com o cano e R$ 140 na bomba. Minha conta de água já diminui e obtive descontos. Capto a água da calha com uma adaptação no cano. Hoje, estou com duas bombas. Lavamos roupa, louça, quintal, e regamos as plantas sem gastar nada de água da rua.

Eva Campos - Itatiba

Sempre que possível, economizamos água aqui em casa. Moramos em uma chácara. Temos poço e água à vontade, mas, o objetivo é fazer de conta que não é à vontade. Reutilizo a água da máquina de lavar para limpar o chão, faço a lavagem da louça de forma consciente, pondo detergente numa bacia com pouco de água e a louça dentro, e, na hora de repassar, acumulo toda a louça dentro da pia, para que a água que for caindo do repasse já vá tirando os resíduos excedentes das que estão dentro da pia. Nossos banhos são rápidos e, mesmo tendo piscina, aproveitamos quando chove para pegar água da piscina para lavarmos varandas e passar pano na casa.

Siga o vc repórter no Twitter

Denise Borel - São Paulo

Eu guardo a água do banho para dar descarga no banheiro, fiz um esquema de captação de água da chuva, para lavar quintal e a sujeira do cachorro, coloquei uma bacia na pia, para ajudar no enxague da louça, e toda a água que sai da máquina de lavar roupas fica armazenada para reuso.

Flávio Lima - Santa Cruz do Rio Pardo

Aqui em casa, nós reaproveitamos toda a água usada na máquina de lavar roupas para lavar quintal. Desde que começamos a fazer isso, economizamos, pelo menos, 3 mil litros de água na conta, por mês.

Alexandre Lazaro Aquino - São Paulo

Estou tomando banho em cima de uma bacia. A água que cai durante o banho eu utilizo para dar descarga, lavar quintal e até pra regar as plantas.

Economia de água em outras cidades

Apesar da gravidade da crise em São Paulo, leitores de outros Estados também têm encontrado maneiras de reduzir o consumo.

Moradora de Divinópolis utiliza balde de 60 litros para reutilizar água da máquina de lavar
Moradora de Divinópolis utiliza balde de 60 litros para reutilizar água da máquina de lavar
Foto: Flaviane Rosa Viglioni / vc repórter
Flaviane Rosa Viglioni – Divinópolis (MG)

Temos que ter consciência. Sempre usei a água da máquina de lavar pra limpar o xixi do meu filho de quatro patas, mas agora resolvi fazer melhor: comprei um balde com tampa de 60 litros e estou reaproveitando a água para outras coisas, dá para passar pano na casa, lavar o banheiro, a varanda... E o melhor é que já tem sabão ou até água sanitária. Comecei essa campanha em novembro do ano passado e repassei para todos os meus amigos via Whatsapp. 

Marcos Rodrigues das Neves - Joinville (SC)

Para economizar água, eu fechei o registro principal da casa pela metade. Assim, diminuiu a pressão da água nas torneiras, evitando o desperdício.

Fernando Ojeda - Cuiabá (MT)

Eu faço uso de produtos biodegradáveis. Eles são superconcentrados, logo, necessita-se de muito pouca água para fazer toda a limpeza da nossa casa. Com apenas 5 ml de produto, por exemplo, eu consigo fazer 5 litros de solução de limpeza. Isso significa que dá para limpar a casa toda com apenas um balde de água e 1/4 da tampinha do frasco que contém o produto de limpeza.

Romilda Maria Ferreira - Belo Horizonte (MG)

Reutilizamos a água da máquina da seguinte maneira: enchemos os baldes e colocamos nos banheiros para substituir a água da descarga. O que sobra nós utilizamos para lavar os pisos e enxaguar panos de chão e tapetes. Quando lavo os cabelos, coloco um balde embaixo do chuveiro, reutilizando esta água também para substituir a água da descarga dos vasos.

Os leitores William Marques da Silva, Sesley Chagas Penha, Denise Borel e Alexandre Lazaro Aquino, de São Paulo (SP), Douglas Vital, de Promissão (SP), Eva Campos, de Itatiba (SP), Flávio Lima de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Marcos Rodrigues das Neves, de Joinville (SC), Fernando Ojeda, de Cuiabá (MT), Romilda Maria Ferreira, de Belo Horizonte (MG), e Flaviane Rosa Viglioni, de Divinópolis (MG), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade