PUBLICIDADE

vc repórter: após protestos, cidade da BA anuncia Bilhete Único

29 jun 2013 - 15h37
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Após uma série de protestos por melhorias no transporte público que tomou conta das ruas de Vitória da Conquista nas últimas semanas, a prefeitura anunciou na sexta-feira medidas para atender algumas das demandas das manifestações. Entre as mudanças propostas, estão a implantação do Bilhete Único, a reconstrução do terminal de ônibus e o aumento da frota.

De acordo com a prefeitura, com o Bilhete Único o usuário poderá fazer mais de uma viagem de ônibus, pagando o valor de uma passagem dentro de um determinado tempo – desde que os trajetos sigam o mesmo sentido.

A implantação do sistema, no entanto, não será imediata. “Esse tempo se justifica para que se possam fazer as adaptações necessárias em todos os sistemas eletrônicos. Assim, será possível começar o novo sistema sem nenhum tipo de problema”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann.

Atualmente, a cidade conta com 152 ônibus para atender os quase 12 milhões de usuários transportados ao longo do ano. A prefeitura afirmou que pretende ampliar para 160 o total de ônibus, e que as empresas terão que renovar suas frotas, de modo que a idade média dos veículos fique entre 3 e 4 anos de uso.

Além disso, a prefeitura cobrou das empresas a instalação de câmeras de monitoramento nos veículos, assentos e encostos acolchoados, escapamentos verticais, bem como a promoção de programas regulares de capacitação para seus funcionários.

“Da composição da frota, 50 veículos serão adaptados a pessoas com deficiência. Destes 50, 30 deverão, obrigatoriamente, ser veículos zero quilômetro. Ainda segundo a lista de melhorias, 10% dos ônibus terão de ser dotados de um degrau extra na porta de entrada, a fim de facilitar o acesso dos usuários com mobilidade reduzida”, afirmou a prefeitura em nota. Está prevista ainda a reconstrução total do terminal de ônibus localizado na Avenida Lauro de Freitas.

Protestos contra tarifas mobilizam população e desafiam governos de todo o País

Mobilizados contra o aumento das tarifas de transporte público nas grandes cidades brasileiras, grupos de ativistas organizaram protestos para pedir a redução dos preços e maior qualidade dos serviços públicos prestados à população. Estes atos ganharam corpo e expressão nacional, dilatando-se gradualmente em uma onda de protestos e levando dezenas de milhares de pessoas às ruas com uma agenda de reivindicações ampla e com um significado ainda não plenamente compreendido.

A mobilização começou em Porto Alegre, quando, entre março e abril, milhares de manifestantes agruparam-se em frente à Prefeitura para protestar contra o recente aumento do preço das passagens de ônibus; a mobilização surtiu efeito, e o aumento foi temporariamente revogado. Poucos meses depois, o mesmo movimento se gestou em São Paulo, onde sucessivas mobilizações atraíram milhares às ruas; o maior episódio ocorreu no dia 13 de junho, quando um imenso ato público acabou em violentos confrontos com a polícia.

A grandeza do protesto e a violência dos confrontos expandiu a pauta para todo o País. Foi assim que, no dia 17 de junho, o Brasil viveu o que foi visto como uma das maiores jornadas populares dos últimos 20 anos. Motivados contra os aumentos do preço dos transportes, mas também já inflamados por diversas outras bandeiras, tais como a realização da Copa do Mundo de 2014, a nação viveu uma noite de mobilização e confrontos em São PauloRio de JaneiroCuritibaSalvadorFortalezaPorto Alegre e Brasília.

A onda de protestos mobiliza o debate do País e levanta um amálgama de questionamentos sobre objetivos, rumos, pautas e significados de um movimento popular singular na história brasileira desde a restauração do regime democrático em 1985. A revogação dos aumentos das passagens já é um dos resultados obtidos em São Paulo e outras cidades, mas o movimento não deve parar por aí. “Essas vozes precisam ser ouvidas”, disse a presidente Dilma Rousseff, ela própria e seu governo alvos de críticas.

O internauta Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade