0

Uber vai permitir gravação de áudio para relatar problema

Nova ferramenta de segurança ficará disponível tanto para motoristas quanto para usuários e começa a funcionar nos próximos meses

6 nov 2019
15h40
atualizado às 16h31
  • separator
  • 0
  • comentários

Passageiros e motoristas parceiros da Uber vão contar com novas ferramentas de segurança a partir dos próximos meses no Brasil e também em outros países do mundo, onde funciona o serviço de aplicativo de transporte particular. Em algumas localidades, como o Chile, já há um projeto-piloto em andamento.

Outra medida de segurança pode ser lançada em breve envolve a checagem de documentos do passageiro
Outra medida de segurança pode ser lançada em breve envolve a checagem de documentos do passageiro
Foto: Seleções

Entre as novidades, estão a possibilidade de gravar áudio durante a viagem e checagem de documentos de passageiros, no caso de pagamento em dinheiro.

Também haverá mudanças no recurso de selfie do motorista, que deverá realizar movimentos com a cabeça e até sorrir para que seja feita a checagem de sua foto de identidade.

"Se houver necessidade, a gravação pode ajudar a nos dar mais clareza sobre o que aconteceu durante uma viagem", disse Sachin Kansal, diretor global de produtos de segurança da Uber.

Segundo ele, o áudio é encriptado e permanece gravado no celular, mas somente a empresa tem acesso. "A Uber tem a chave da criptografia e só tem acesso ao conteúdo se o usuário ou o motorista enviar o áudio para a empresa", afirmou.

Outro recurso de segurança é a solicitação de senha (PIN), que ajudará o usuário a verificar sua viagem.

Outra ferramenta é a possibilidade de checagem de rota. Mensagens serão enviadas quando houver uma parada muito longa não prevista no trajeto.

Além disso, a empresa afirma que haverá a integração do botão 'Ligar para a Polícia' com forças policiais com compartilhamento automático da localização em algumas regiões.

As medidas de segurança foram anunciadas nesta quarta-feira (6) na capital paulista, durante o primeiro evento da empresa sobre o tema na América Latina.

Veja também:

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade