PUBLICIDADE

Tropa de Choque é acionada para reintegração de posse na Unesp

Alunos que ocupavam o prédio da reitoria tiveram de deixar o local

17 jul 2013 - 06h25
(atualizado às 10h19)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Alunos ocuparam o prédio da Unesp na tarde de terça-feira; policiais militares retiraram os estudantes</p>
Alunos ocuparam o prédio da Unesp na tarde de terça-feira; policiais militares retiraram os estudantes
Foto: Nivaldo Lima / Futura Press

A Tropa de Choque foi chamada na madrugada desta quarta-feira para fazer a reintegração de posse do prédio da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na rua Quirino de Andrade, na região central de São Paulo. De acordo com a própria universidade, mais de 100 alunos ocupavam a reitoria desde a tarde de ontem em protesto por mais benefícios aos estudantes.

Três ônibus com alunos que gritavam palavras de ordem contra a Polícia Militar e o governador Geraldo Alckmin deixaram o local por volta de 6h20 sem qualquer confronto. Eles foram encaminhados para o 2º Distrito Policial, na região do Bom Retiro. A primeira informação da polícia era de que 80 alunos estavam no local, mas depois foi confirmado que o grupo era composto por 119 estudantes.

Os alunos reivindicam melhorias como a implantação de um restaurante, assistência estudantil, bolsas de auxílio, política de permanência e reajuste para professores e funcionários. 

A reitoria da Unesp já havia sido invadida no final de junho. Estudantes desocuparam o prédio da reitoria após negociação em que a universidade se comprometeu a garantir o aumento de bolsas permanência e o auxílio-aluguel destinado aos alunos de baixa renda. Ficou definida, na época, a elaboração de um plano de obras para a construção de moradias e restaurantes universitários para os campi que não dispõem dessa infraestrutura, além de reforma e ampliação nas moradias já existentes. 

Alunos e professores de 14 das 34 unidades da Unesp fazem greve parcial desde o mês passado para cobrar melhorias na estrutura e reajuste salarial.

Alunos que invadiram reitoria da Unesp são levados a delegacia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade