PUBLICIDADE

Curitiba tem semáforos com cílios para "homenagear" mulheres

8 mar 2018 - 16h52
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Mariana Franco Ramos / Especial para Terra

Uma ação no mínimo inusitada atraiu a curiosidade dos motoristas e pedestres que passavam pela região do bairro Centro Cívico, em Curitiba, nesta quinta-feira (8). Ao todo, 41 cílios gigantes foram instalados nos semáforos, para "homenagear" as mulheres. A iniciativa é do governo do Paraná, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) da capital paranaense. E, segundo os idealizadores, tem como objetivo simbolizar "o olhar feminino".

Nas redes sociais, a maioria dos comentários continha críticas ou piadas. Muitas usuárias consideraram a ideia fútil. Outras postaram dados de feminicídio (homicídios cometidos com viés de gênero), estupros, assédio e demais tipos de violência para lembrar que o Dia Internacional das Mulheres deveria ser de luta, e não de celebração ou exaltação de feminilidade. Mas houve também quem disse que o que vale é a boa intenção e que as pessoas estavam "problematizando demais" a questão.

"Espancada pelo marido na sala da própria casa, recebe bem menos q os colegas de trabalho q são homens, assediada em tudo quanto é lugar, medo absurdo de andar na rua de noite mas pelo menos o semáforo tem cílios né meninas ;DDDD”, postou uma conta do Twitter. “Fui conferir e realmente tá tudo com cílios hahahah Curitiba definitivamente é a pochete marrom do Brasil”, escreveu outra. “Gente pq vcs tão criticando tanto os cílios no semáforo em Curitiba. Eu achei fofo”, rebateu mais uma usuária.

Foto: Mariana Franco Ramos / Especial para Terra

Os moradores de Curitiba podem conferir a novidade na Rua Manoel Eufrásio, nas esquinas com as ruas Marechal Hermes e Alberto Foloni, na Rua Deputado Mario de Barros, nas esquinas com as ruas Alberto Foloni, Conselheiro Raul Viana e Mateus Leme, e na Avenida Cândido de Abreu, nas esquinas com as ruas Lysimaco Ferreira da Costa, Comendador Fontana, Heitor Stockler de França e Barão de Antonina.

Batom na Boca Maldita

As “homenagens” do governo e da prefeitura em alusão à data não param por aí. Conforme a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds), na sexta-feira (9) as participantes da II Virada Esportiva de Curitiba e outras mulheres que passarem pela região da Boca maldita, no centro, terão à disposição cadeiras especiais e duas maquiadoras. As profissionais, com deficiência visual, são formadas pelo Instituto Sensorial e vão atender das 10h às 16h.  “Buscamos enfatizar as conquistas e as qualidades femininas”, resumiu a coordenadora do setor de Política da Mulher do Paraná, Ana Claudia Machado.

Foto: Mariana Franco Ramos / Especial para Terra

Explicações

A Seds havia publicado uma foto e um release em sua página, explicando a ação. Entretanto, após a polêmica gerada nas redes sociais, modificou o texto e retirou a imagem. Também parou de conceder entrevistas sobre o assunto. À tarde, enviou a seguinte nota ao Terra:

"A colocação de cílios em alguns semáforos da Capital foi uma das ações desenvolvidas pela Coordenação da Política da Mulher em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Os cílios foram colocados no trajeto até o Museu Oscar Niemeyer, onde aconteceu o seminário de abertura do Mês da Mulher, na segunda-feira, dia 05. Os cílios simbolizam o olhar atento da mulher sobre a garantia de seus direitos. A ação não acarretou custos, pois o material plástico da confecção é reciclado e foi doado e a mão de obra de funcionários na confecção e instalação dos cílios foi voluntária".

Marcha

Como contraponto, diferentes entidades, coletivos e movimentos feministas, que defendem os direitos humanos de mulheres, vão marchar nesta quinta-feira (8) pelas ruas da cidade. A concentração acontece a partir das 16h30, na Praça da Mulher Nua, de onde as participantes devem seguir até a Praça Tiradentes e depois até a mesma Boca Maldita. Na programação estão incluídos shows, atividades culturais e atos contra a violência e a favor da diversidade e da igualdade de direitos.

Veja alguns dos comentários nas redes sociais:

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade