PUBLICIDADE

Climatempo

São Paulo se prepara para frio intenso e chuva

Frente fria derruba as temperaturas nesta semana

16 jul 2017 - 17h46
(atualizado às 20h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Climatempo

Depois de uma semana de tempo quente e seco, uma frente fria muda o tempo em São Paulo e a segunda quinzena de julho começa com chuva e queda de temperatura.

Na semana passada, o forte bloqueio atmosférico favoreceu a ocorrência de dias ensolarados e secos. Em muitas cidades paulistas, a umidade relativa do ar ficou abaixo de 30%, principalmente no fim de semana. No último domingo (16), o calor e a secura do ar aumentaram por influência dos ventos de quadrante norte. Na Baixada Santista, a base aérea do Guarujá registrou 31ºC e umidade de apenas 19% às 15h. Na capital, a máxima foi de 25ºC e a umidade caiu para 31%.

Mudanças começam nesta segunda

Mas o tempo começa a mudar no estado já nesta segunda-feira (17). Uma frente fria que está entrando pelo centro-sul do Brasil começa a avançar pelo oeste de São Paulo, deixando o tempo fechado e provocando queda de temperatura. Ao longo do dia, as nuvens aumentam no centro-sul e leste paulistas, inclusive na capital. Na noite desta segunda-feira, há previsão de chuva fraca para essas regiões.

No entanto, a virada do tempo vai acontecer na terça-feira (18). É quando a frente fria passa pelo estado e muda a direção dos ventos, que passam a soprar do quadrante sul/sudeste e trazem ar frio e úmido do mar para o continente. A temperatura sofre acentuado declínio em todas as regiões do estado. A chuva não vem para todo mundo; ela fica mais restrita ao leste e sul paulistas e quase todo o interior continua sem chuva, mesmo com o aumento das nuvens e da umidade. Mas o frio será sentido na capital, no litoral e também no interior. O mapa abaixo mostra a projeção de temperatura máxima do modelo GFS para a terça-feira.

Frio intenso à vista

Na terça-feira, 18, muitas cidades terão temperatura invertida. Isso acontece quando a maior temperatura do dia (que normalmente acontece à tarde) é registrada na madrugada, e a menor temperatura do dia (que normalmente acontece no começo da manhã) é registrada à noite. Durante a terça-feira, além da queda da temperatura, o vento frio e a chuva (para as áreas do leste e sul) vão ajudar a aumentar a sensação de frio. A temperatura vai variar pouco ao longo do dia. É possível que tenhamos alguns recordes de frio. Na capital, a previsão é de temperatura entre 10ºC e 15ºC (lembrando que teremos temperatura invertida). A menor temperatura mínima registrada neste ano na estação oficial do INMET é de 8,6ºC no dia 5 de julho, e a menor temperatura máxima é de 16ºC no dia 03 de julho.

Mar agitado

Além da queda de temperatura, essa frente fria também vai trazer agitação marítima. Na terça-feira, 18, o mar sobe em São Paulo e as ondas podem ficar entre 2,5m e 3,0m na praia, mas podem passar de 4,0m em mar aberto.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade