PUBLICIDADE

RS: seis adolescentes têm reação adversa a vacina do HPV

27 mar 2014 - 13h59
(atualizado às 19h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Seis adolescentes do Rio Grande do Sul apresentaram reações adversas à aplicação da vacina do HPV. Os casos ocorrem em meio ao início de uma controversa campanha nacional do Ministério da Saúde que tem como alvo a imunização de meninas entre 11 e 13 anos.

Cinco casos ocorreram em Porto Alegre na última segunda-feira. As meninas, de 13 anos de idade, apresentaram mal estar, dores musculares, cefaléia, náusea e foram atendidas por médico, melhorando em seguida e sem a necessidade de hospitalização.

O sexto caso ocorreu em Veranópolis, na serra gaúcha, na última quinta-feira, 20 de março Uma menina de 11 anos de idade teve uma crise convulsiva, foi igualmente medicada em uma unidade de saúde e posteriormente liberada no mesmo dia.

As vacinas aplicadas nestes seis casos pertenciam a um mesmo lote, composto por 89 mil doses. O lote, embora já entregue, foi suspenso até que se averiguem a causas dos efeitos adversos. Especificamente no caso da adolescente de Veranópolis, não está ainda confirmado que a reação adversa tenha sido resultado da aplicação da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, mais de 116 mil meninas receberam a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) no Rio Grande do Sul. A quantidade representa 45% do total da população prevista (258 mil meninas).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade