PUBLICIDADE

RS: ruptura de dique pode ter sido provocado por "força humana"

Prefeitura investiga as causas do rompimento de um dique na zona norte da cidade que causou o alagamento em pelo menos 700 casas

31 ago 2013 - 21h15
(atualizado às 21h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Ruptura de dique causou alagamento no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre
Ruptura de dique causou alagamento no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre
Foto: Cristine Rochol/PMPA / Divulgação

A prefeitura de Porto Alegre trabalha com a possibilidade de que o rompimento de um dique na madrugada deste sábado e causou o alagamento de pelo menos 700 casas no bairro Sarandi, zona norte da cidade, tenha sido intencional. "Há indícios que esse rompimento pode ter sido provocado pela força humana, porque este terreno é feito de argila e qualquer filete que se faça no terreno, a água faz o resto", afirmou diretor do Departamento de Esgotos Pluviais de Porto Alegre (DEP), Tarso Boelter, em reportagem da RBS TV.

O dique foi fechado neste sábado com uma obra emergencial. Pedras redondas foram colocadas no local para interromper o fluxo da água por servidores da prefeitura municipal, além de areia e brita. O dique bloqueava a água do Arroio Feijó, que liga as cidades de Porto Alegre e Alvorada. O alagamento das casas provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica pela CEEE. Com a chegada da noite, os moradores temem saques no local. Há relatos de moradores que, mesmo com as casas alagadas, se recusam a sair, a fim de proteger os seus bens.

Pelo Twitter, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, postou uma imagem do dique reparado. "Esperamos que agora a água no bairro Sarandi comece a baixar. A tarefa neste momento é fortalecer o trecho que rompeu para que não tenhamos mais problemas", afirmou Fortunati no ginásio onde os desabrigados estão sendo atendidos. 

A prefeitura pede doações aos moradores afetados, que podem ser levadas na Escola Municipal Liberato Vieira da Cunha e nos postos do Mercado Público e da Fasc, na avenida Ipiranga, 310. De acordo com a prefeitura, há necessidade maior de doações de fraldas infantis e geriátricas, remédios para asma, materiais de higiene pessoal,  álcool gel,  toalhas, colchões e alimentos. Voluntários da área da saúde podem se apresentar na própria escola, localizada na rua Xavier de Carvalho, nº 274, bairro Sarandi.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade