PUBLICIDADE

RS: dique que rompeu é fechado; moradores temem saques

O alagamento das casas provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Prefeitura de Porto Alegre pede doações

31 ago 2013 - 17h17
(atualizado às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O dique que rompeu na madrugada deste sábado e causou o alagamento de pelo menos 700 casas no bairro Sarandi, em Porto Alegre, foi fechado com uma obra emergencial, segundo informações da Rádio Gaúcha. Pedras redondas foram colocadas no local para interromper o fluxo da água por servidores da prefeitura municipal, além de areia e brita. O dique bloqueava a água do Arroio Feijó, que liga as cidades de Porto Alegre e Alvorada. 

O alagamento das casas provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica pela CEEE. Com a chegada da noite, os moradores temem saques no local. Há relatos de moradores que, mesmo com as casas alagadas, se recusam a sair, a fim de proteger os seus bens.

A prefeitura pede doações aos moradores afetados, que podem ser levadas na Escola Municipal Liberato Vieira da Cunha e nos postos do Mercado Público e da Fasc, na avenida Ipiranga, 310. De acordo com a prefeitura, há necessidade maior de doações de fraldas infantis e geriátricas, remédios para asma, materiais de higiene pessoal,  álcool gel,  toalhas, colchões e alimentos. Voluntários da área da saúde podem se apresentar na própria escola, localizada na rua Xavier de Carvalho, nº 274, bairro Sarandi.

Por conta do acidente, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) alterou o destino das doações que serão arrecadadas na noite deste sábado, durante um evento do órgão na Igreja de Reconciliação. As roupas, cobertores e alimentos arrecadados a partir das 19h na 6ª edição do Festival de Coros, que seriam destinados a um lar de idosos na zona sul da cidade, serão encaminhados aos moradores do bairro Sarandi. As pessoas podem colaborar entregando suas doações no local.

De acordo com a prefeitura, moradores das vilas Asa Branca e Elizabeth foram removidos para locais seguros. Em nota oficial, a prefeitura informou que investiga as causas do acidente.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade