PUBLICIDADE

Cidades

RJ: proprietária de depósito tinha permissão para funcionar, diz ANP

Um levantamento sobre as autuações, infrações, fiscalizações e outras informações sobre a empresa está sendo feito pela ANP

23 mai 2013 - 16h24
(atualizado às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de combustíveis na tarde desta quinta-feira
Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de combustíveis na tarde desta quinta-feira
Foto: Mauro Pimentel / Terra

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta quinta-feira que a situação da empresa Petrogold, responsável pelo depósito de combustíveis na rua Geraldo Rocha, Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que explodiu nesta quinta-feira, é regular e que a empresa tinha permissão para funcionar no local. 

Segundo a assessoria da agência, um levantamento sobre as autuações, infrações, fiscalizações e outras informações sobre a empresa está sendo feito. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também afirmou que está apurando detalhes sobre a empresa. 

Empresa já foi autuada

O depósito incendiado nesta quinta-feira já foi alvo de uma operação da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) em julho de 2012. Na época, a área foi lacrada e cerca de 510 mil litros de combustível foram apreendidos.

No mesmo quarteirão estão localizados três galpões. A distribuidora de derivados de petróleo Petrogold operava sem licença do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e foi autuada por crime de poluição. 

"O combustível estava sendo armazenado de qualquer forma, sem as devidas medidas de segurança. Isso pode causar graves danos ao meio ambiente. Dois caminhões com 27 mil litros de álcool anidro, cada, foram encontrados vazando o fluído no terreno, podendo contaminar o solo e o lençol freático. Isso é crime previsto na Lei 9.605/98 e eles vão ter que pagar por isso", disse na época o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. 

Em 2010, a Corregedoria de Combate à Sonegação Fiscal do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou 90 pessoas por envolvimento em crimes tributários e corrupção. Os denunciados eram funcionários da Secretaria Estadual da Fazenda e empresários ligados a três empresas distribuidoras de petróleo e combustíveis, entre elas a Petrogold. 

De acordo com o MP, o valor total do débito das companhias com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) chegava a R$ 101 milhões, que corrigido davam a soma de R$ 122 milhões. Além da Petrogold, na época também foram denunciadas a Dínamo Distribuidora de Petróleo Ltda. e a Arrows Petróleo do Brasil Ltda. 

Incêndio 

Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito da Petrogold na tarde desta quinta-feira, às margens da rodovia Rio-Teresópolis. O fogo provocou diversas explosões, mas, até as 14h, não havia informações sobre feridos.

Ao todo, seis tanques com material combustível em chamas liberaram grande quantidade de fumaça, com explosões. O depósito fica perto da garagem de uma empresa de ônibus. Várias construções foram tomadas pelas chamas. Os imóveis localizados em um raio de dois quarteirões ao redor do depósito foram evacuados, incluindo uma escola e diversas residências.

A vendedora Marinelza de Oliveira saiu de casa às pressas, pouco antes da residência dela ser consumida pelo fogo. "Nunca tinha visto algo desse tipo em três anos que moro aqui. O cheiro de combustível era muito forte e minha filha passou mal. Os vizinhos me avisaram que estava pegando fogo em seguida. Deixei tudo para trás. Minha casa está completamente destruída", disse, emocionada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis quartéis foram acionados para o local, incluindo o Grupamento Operacional com Produtos Perigosos. As colunas de fogo e fumaça puderam ser vistas a quilômetros de distância e já ultrapassam a altura das casas. Fiações elétricas também foram destruídas, e a concessionária de energia Ampla cortou o fornecimento por medida de segurança.

Por volta das 14h, chegaram ao local caminhões oriundos da refinaria da Petrobras em Duque de Caxias, carregados com uma espuma indicada para combate a incêndios com combustíveis. A prioridade agora é evitar que o fogo atinja dois tonéis cheios de óleo diesel, e há risco de novas explosões.

Moradores relatam que o incêndio teve início por volta das 11h30. Segundo Vilmar Araújo, que trabalha numa empresa de alimentos localizada nos fundos da refinaria, os trabalhadores ouviram uma forte explosão no horário e correram para a rua. Ao saírem, se depararam com uma chama muito alta, "o dobro do que está agora", de acordo com Araújo.

Local do incêndio

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-incendio-duque-de-caxias/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-incendio-duque-de-caxias/">Local do incêndio </a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade