PUBLICIDADE

Cidades

O que abre na 'fase de transição' em SP? Entenda o que muda

Nova etapa do plano de combate à covid-19 vale para todo o Estado e flexibiliza regras da fase vermelha

16 abr 2021 - 16h30
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O Estado de São Paulo entra no próximo domingo, 18, na 'fase de transição' do Plano SP, entre a vermelha e a laranja. De acordo com o governo estadual, o faseamento menos restritivo será implementado em todos os municípios paulistas após uma leve melhora nos índices da pandemia do coronavírus.

João Doria participou de coletiva no Palácio dos Bandeirantes
João Doria participou de coletiva no Palácio dos Bandeirantes
Foto: Mister Shadow/ASI / Estadão Conteúdo

As novas medidas serão implementadas em dois períodos, que começam no próximo domingo, 18, e na semana seguinte, a partir do dia 24, com horário de funcionamento reduzido entre 11h e 19h, respeitando a ocupação de 25% da capacidade total do estabelecimento. Confira abaixo o que muda:

O que muda com a nova 'fase de transição'?

Com mais flexibilização que a fase vermelha, porém mais restritiva que a laranja, o novo faseamento anunciado pelo governo de São Paulo permite a abertura de lojas, comércio, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e outros setores, mas com capacidade de público e horário de funcionamento reduzidos.

O que pode abrir na 'fase de transição' em São Paulo?

Além de todos os serviços essenciais que já estavam permitidos na fase vermelha, a nova 'fase de transição' também permite a abertura de:

  • Lojas e comércio: a partir do domingo, 18, o setor está apto a receber clientes presencialmente, em até 25% do total de capacidade do estabelecimento, e seguindo os protocolos de proteção sanitária;
  • Cultos religiosos: a presença de fiéis em templos também está liberada, desde que seguindo as mesmas regras citadas acima;
  • Bares e restaurantes: estão liberados para receberem clientes presencialmente a partir do sábado, 24; até lá, continua valendo apenas as modalidades de entrega (delivery), retirada no local (take away) e drive-through;
  • Salões de beleza e barbearias: permitidos a receber clientes presencialmente a partir do sábado, 24, com as mesmas regras de lotação e protocolos sanitários;
  • Atividades culturais: estão permitidas a partir do próximo dia 24, incluindo museus, clubes, parques municipais e estaduais.
  • Academias: permitidas a partir do próximo dia 24, mas com horários reduzidos, podendo abrir em dois intervalos, de 7h às 11h e de 15h às 19h.
  • Escolas: a retomada de aulas presenciais na educação básica, com até 35% da capacidade de alunos, já está permitida desde a fase vermelha

Por que o Estado entrou na 'fase de transição'?

De acordo com o Centro de Contingência da Covid, houve uma leve melhora nos índices de novos casos, internações e óbitos pelo coronavírus no Estado, fruto das restrições implementadas nas últimas semanas com as fases emergencial e vermelha. Hoje, a ocupação em leitos de UTI em São Paulo está em 85,3%, abaixo dos mais de 90% registrados no início do mês, mas ainda acima do mínimo de 80% que permite a entrada na fase laranja do Plano SP.

As escolas vão continuar fechadas?

Não. Desde a última segunda-feira, 12, escolas estão permitidas a receber até 35% da capacidade total de alunos, já que foram decretadas como "essenciais" pelo governo estadual. Na rede privada, a decisão fica a cargo de cada instituição.

Quais regras da fase vermelha foram incorporadas à 'fase de transição'?

O toque de recolher entre 20h e 5h continua valendo para todo o Estado, assim como o teletrabalho (home office) para atividades administrativas não-essenciais. O governo também continua aconselhando serviços, empresas e indústrias a adotarem o escalonamento de entrada e saída, afim de evitar superlotação no transporte público durante os horários de pico.

Há toque de recolher na 'fase de transição'?

Sim, o toque de recolher continua valendo entre 20h e 5h, em todo o Estado.

Quais são os horários de escalonamento para entrada e saída dos profissionais da indústria, comércio e serviços?

Segundo a gestão estadual, os horários indicados são das 5h às 7h para entrada e das 14h às 16h para saída de profissionais da indústria; entrada das 7h às 9h e saída das 16h às 18h para os de serviços; e entrada das 9h às 11h e saída das 18h às 20h para os do comércio.

O teletrabalho está mantido na fase de transição?

A recomendação de manter a modalidade está prevista para todas as atividades administrativas dos setores público e privado.

Os campeonatos esportivos estão liberados?

Por enquanto, apenas os profissionais e a partir das 20 horas, com a obrigatoriedade de testagem e de seguir os protocolos de segurança. A torcida presencial continua proibida.

Parques e praias estão liberados?

Sim, parques municipais e estaduais seguem o mesmo protocolo de 'atividades culturais' e estão liberados a partir do sábado, 24. A decisão sobre as praias, segundo a gestão João Doria (PSDB), continua sob a responsabilidade dos municípios.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade