PUBLICIDADE

Cidades

Notícias do dia: Mandetta supera Bolsonaro em pesquisas, auxílio de R$ 600 e mortes no Brasil

Hospitais de campanha, cortes em bolsas da Capes, possibilidade de adiar eleições, avanço da pandemia e a pesquisa sobre isolamento social também foram assuntos desta sexta-feira

3 abr 2020 - 19h56
(atualizado às 19h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil ultrapassou a marca de 9 mil infectados pelo novo coronavírus. O Parque Olímpico e outros imóveis foram reservados para a construção de hospitais de campanha. Para tentar diminuir o impacto econômico, o governo pretende começar a pagar o auxílio emergencial na próxima semana. E pesquisas mostram o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta mais bem avaliado do que o presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia.

Leia também sobre o uso da cloroquina contra a covid-19, os cortes em bolsas da Capes, a possibilidade de adiar as eleições, o avanço da pandemia na Europa e nos EUA e a pesquisa sobre isolamento social.

Veja abaixo a lista das principais notícias do 'Estadão' nesta sexta-feira, 3 de abril de 2020:

1. Brasil tem 359 mortes por coronavírus e mais de 9 mil casos confirmados

Em coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil possui 9.056 casos confirmados da covid-19, transmitida pelo novo coronavírus. Foram 1.146 novas confirmações nas últimas 24 horas. As mortes pela doença subiram de 299 para 359. A taxa de mortalidade está em 4%.

2. Governo pretende começar a pagar auxílio emergencial a informais na próxima semana

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informou que governo pretende começar a pagar já na próxima semana o auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais. Será lançado um aplicativo para identificar os trabalhadores informais que não estão em nenhum cadastro do governo, mas têm direito de receber oauxílio. Segundo o ministro, entre 15 milhões e 20 milhões de trabalhadores que têm direito ao auxílio não estão atualmente em nenhum cadastro usado pelo governo.

3. Pesquisas mostram Mandetta mais bem avaliado do que Bolsonaro no combate ao coronavírus

A reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu 42% em abril, ante 36% em março, de acordo com edição extra da "Pesquisa XP com a População", realizada pela instituição em parceria com o instituto Ipespe. E a proporção da população que avalia o governo como "ótimo ou bom" caiu de 30% para 28% no período. A pesquisa mostrou também que Bolsonaro tem tido aprovação menor que a do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, que teve 68% de aprovação.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, resolveu baixar um pouco a expectativa criada em torno da cloroquina, medicação de tratamento de malária que tem sido testada em casos graves de pacientes com covid-19. "O 'paper' é muito frágil no caso de cloroquina", disse Mandetta, ao se referir ao trabalho científico.

5. Governo reserva Parque Olímpico e outros 79 imóveis para construção de hospitais de campanha

O Ministério da Economia selecionou um total de 80 imóveis da União, entre eles o Parque Olímpico do Rio, para a construção de hospitais de campanha em todo o Brasil. São prédios, terrenos e galpões que estão sem uso, muitos na lista para serem vendidos.

6. Cortes em bolsas da Capes afetam grupos que pesquisam o novo coronavírus

Apesar de a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ter lançado nesta quinta-feira, 2, um programa emergencial para apoiar pesquisas voltadas ao enfrentamento de surtos, de epidemias e de pandemias, um corte de bolsas instituído por portaria no dia 9 de março já afeta grupos de pesquisa que buscam justamente respostas à pandemia de covid-19.

7. Barroso admite adiar eleições, mas diz que palavra final é do Congresso

Próximo de assumir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barrroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse considerar prematuro o debate sobre cancelar a eleição municipal por causa da crise do coronavírus, mas admite a possibilidade de um adiamento de outubro para, no máximo, dezembro. Em nota, Barroso afirmou ser contrário a deixar a escolha de novos prefeitos e vereadores para 2022, mas ressaltou que a palavra final deve ser dada pelo Congresso, a quem caberia a aprovação de uma emenda à Constituição.

8. Europa supera 40 mil mortos por coronavírus e EUA bate recorde de mortes diárias

O coronavírus já matou mais de 40 mil pessoas na Europa, mais de dois terços na Itália, Espanha e França. O Reino Unido bateu seu próprio recorde de mortes diárias, assim como os Estados Unidos, que atingem quase 1.200 mortes em um dia, um número que nenhum país havia alcançado até o momento.

9. Combate à covid-19 causa prejuízos para crime organizado no mundo

A emergência de saúde criada pelo coronavírus tem consequências para a capacidade operacional de grupos do crime organizado em todo o mundo. Da China, berço do surto, à Europa, América Latina, Estados Unidos, África e o resto da Ásia, o fechamento de fronteiras e as restrições de movimento paralisaram negócios internacionais, incluindo o tráfico de drogas, tráfico humano e de animais.

10. Pesquisa internacional mostra apoio ao isolamento contra covid-19

Uma pesquisa publicada por sete jornais europeus e feita em nove países mostra o apoio da população na União Europeia e dos Estados Unidos às medidas de isolamento social para combater o coronavírus. Encomendada ao Instituto YouGov, a pesquisa constata ainda que, em reação à rápida difusão do vírus pelo mundo, 43% dos entrevistados defendem a redução dos processos de globalização - viagens e comércio internacionais .

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade