PUBLICIDADE

MP pede restrição a pontes e viadutos com risco em SP

Ação civil pública pede para que Prefeitura restrinja trânsito em viadutos com problemas; Município disse não ter sido notificado

13 mar 2019 - 00h13
(atualizado às 08h43)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - O Ministério Público do Estado de São Paulo entrou nesta terça-feira (12) com uma ação civil pública na Justiça para que a Prefeitura impeça ou restrinja a circulação de veículos em pontes e viadutos em situação de "grave risco".

Viaduto Grande São Paulo, no bairro do Ipiranga, zona sul da capital paulista, um dos mais críticos da cidade, onde foram encontradas fendas de mais de vinte centímetros
Viaduto Grande São Paulo, no bairro do Ipiranga, zona sul da capital paulista, um dos mais críticos da cidade, onde foram encontradas fendas de mais de vinte centímetros
Foto: MARCELO GONCALVES/SIGMAPRESS / Estadão

A Prefeitura de São Paulo inspeciona estruturas na capital paulista desde que um viaduto na Marginal do Pinheiros cedeu dois metros, em novembro do ano passado. Dois meses depois, a gestão Bruno Covas (PSDB) interditou uma ponte que liga a Marginal do Tietê à Rodovia Presidente Dutra por risco estrutural.

Em fevereiro, o Município concluiu a primeira etapa de inspeções em pontes e viadutos da cidade e constatou a necessidade de estudos de engenharia urgentes em 16 de 33 estruturas, entre elas a Ponte da Casa Verde, na zona norte, e a do Tatuapé, na zona leste.

Na ação, distribuída à 10ª Vara da Fazenda Pública, a Promotoria de Habitação e Urbanismo da Capital pede "providências imediatas", com readequações no trânsito da cidade para que veículos sejam "impedidos ou restringidos de trafegar sobre pontes e viadutos já inspecionados pelo Município, em relação aos quais foi constatada situação de grave risco".

O Ministério Público condiciona o fim das restrições à apresentação pela Prefeitura de um documento que ateste a segurança das estruturas. "Mesmo ciente da gravidade dos riscos que envolvem o tráfego nessas pontes e viadutos, e tendo recebido recomendação expressa por parte do Ministério Público, o município deixou de adotar as providências administrativas que lhe competiam", indica a Promotoria.

No documento, o órgão também aponta que não foram informadas, no prazo estabelecido, as razões para a confidencialidade de procedimentos relacionados às vistorias dos viadutos na cidade e a contratações de empresas para reparações. A Prefeitura informou nesta terça à noite que ainda não havia sido notificada da ação pública da Promotoria.

Viaduto deve abrir na segunda

O viaduto da Marginal do Pinheiros, na altura do Parque Villa-Lobos, na zona oeste, deverá ser reaberto na próxima segunda-feira, após quatro meses de interdição. Foram feitas obras em pilares da estrutura e troca de materiais, que custaram R$ 19 milhões, segundo a Prefeitura.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade