PUBLICIDADE

MP do Rio defende isolamento e contraria posição de Crivella

Os braços fluminenses do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União também criticaram o 'isolamento vertical'

29 mar 2020 - 15h23
(atualizado às 15h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O isolamento vertical como estratégia contra o novo coronavírus, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, que já é mal visto por especialistas, ganhou mais críticos neste domingo, 29. Em nota conjunta, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Rio, além dos braços fluminenses do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União, reforçam a defesa do chamado isolamento horizontal, modelo que tem sido adotado por governadores e prefeitos.

 O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, chega ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF)
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, chega ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF)
Foto: Gabriela Biló / Estadão Conteúdo

No caso da medida que o presidente defende, idosos e outros integrantes do grupo de risco do novo coronavírus ficariam em isolamento, mas as demais pessoas poderiam viver normalmente, o que, no entender do presidente, poderia proteger a economia. Já no caso do isolamento horizontal - defendido por especialistas, pela Organização Mundial da Saúde e pelo próprio Ministério da Saúde -, todos devem aderir às restrições, já que, uma vez infectados, poderiam contaminar quem é do grupo de risco.

A nota divulgada pelos órgãos endossa a recomendação e também manifesta preocupação com os danos causados pela crise na economia. Pedem, por isso, a adoção de medidas econômicas e de proteção social.

O Rio renovou, na última sexta-feira, o decreto do governador Wilson Witzel (PSC) que restringe uma série de aspectos da vida cotidiana, como o acesso às praias e o funcionamento das escolas.

Witzel tem protagonizado embates com Bolsonaro no âmbito da crise, posicionando-se contra a atitude do presidente de negar a importância do isolamento horizontal. Em entrevista ao Estado na semana passada, disse que o presidente cometeu improbidade administrativa no seu último pronunciamento à população, quando defendeu a reabertura de escolas e do comércio.

Já o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), apesar de também ter adotado na cidade medidas restritivas, vem sinalizando apoio a Bolsonaro e deu declarações neste domingo que sinalizam concordância com o presidente. Neste domingo, ele disse que espera receber Bolsonaro na cidade na semana que vem. E sugeriu que, como ainda não há vacina para a covid-19, os jovens deveriam buscar uma imunização natural.

"Para a gente protegê-las (as pessoas do grupo de risco), é preciso que toda a população aos poucos se torne imunizada. Como, se não temos vacina? É preciso que continuem trabalhando, que continuem nas suas atividades, e aqueles que forem pegando, nem sintoma vão apresentar, a maioria dos jovens é assim", disse.

"Os jovens que estão na indústria da construção civil podem continuar trabalhando, pessoal dos serviços também pode continuar trabalhando. As curvas serão analisadas hoje e não tem nenhuma indicação, no momento, de que precisaremos fazer um lockdown."

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade