PUBLICIDADE

Mezanino desaba e deixa feridos em evento comandado por Leão Lobo em Santo André

Acidente ocorreu em uma casa de shows que sediava um concurso de talentos; pelo menos 26 pessoas ficaram feridas, incluindo crianças; estabelecimento não tinha autorização nem alvará dos Bombeiros

23 set 2018 - 19h02
(atualizado às 23h20)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - O desabamento do mezanino de uma casa de eventos que realizava um show de talentos infantojuvenil no centro de Santo André, no ABC Paulista, deixou 26 feridos na tarde deste domingo, 23. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

O evento tinha o apresentador de TV Leão Lobo como jurado e mestre de cerimônias, e era organizado pela Telearte e pela Talentos Brilhantes, agências de atores, modelos e talentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na casa de eventos Dom Paollo Bar Dançante, na rua Gertrudes de Lima, no centro da cidade. Inicialmente, a corporação informou que onze pessoas foram socorridas pelos militares e outras dezesseis pelo SAMU. Mais tarde, a Prefeitura Municipal de Santo André revisou o número e confirmou 26 vítimas.

"Houve 26 vítimas, que foram prontamente atendidas, todas com ferimentos leves, entre crianças, adolescentes e adultos, que foram encaminhadas para o CHM (Centro Hospitalar Municipal), UPA Bangu, UPA Centro, UPA Sacadura Cabral, Hospital Estadual Mário Covas e PS Central de São Bernardo do Campo. Até o presente momento a informação é que todos estão bem.", informou a Prefeitura, em nota.

Segundo a administração municipal, o prédio não tinha autorização para funcionar. "Esclarecemos que o organizador não comunicou o poder público sobre a realização do mesmo, consequentemente, o evento não possuía autorização e AVCB", acrescentou.

A Defesa Civil municipal foi acionada e interditou a casa de shows. O órgão confirmou que o estabelecimento não tinha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento obrigatório para comprovar que o prédio tem as condições de segurança contra incêndio e pânico.

A Prefeitura de Santo André informou que o evento estava cheio e contava com a presença de 320 pessoas no momento do acidente.

?Leão Lobo

O apresentador de TV Leão Lobo se manifestou por volta das 21 horas, dizendo que passa bem, apesar de ter ficado "muito abalado". Ele disse que apresenta o desfile de crianças pela Telearte e pela Talentos Brilhantes há 28 anos e nunca havia passado por uma situação do tipo.

"Passei por um susto que não desejo para ninguém. Desculpem eu não ter falado antes. Não tinha condições mesmo. Estava muito abalado. Foi uma coisa terrível. Um susto. Não tem o que fazer. É uma sensação de impotência. Desabou", afirma.

Lobo, que estava no palco, deu detalhes do acidente e disse ainda que acompanha informações sobre o estado de saúde das vítimas. De acordo com o apresentador, entre os 26 feridos onze tiveram ocorrências "um pouco mais graves" e, apesar disso, "está tudo sob controle".

"A sorte é que (o mezanino) desabou rente com a parede, só deslocou e soltou da parede. E desceu reto, onde não tinha mesas embaixo. Se caísse em cima das mesas, teria sido uma tragédia muito, muito maior. Queria agradecer a preocupação de todos e dizer que está tudo bem comigo, felizmente", diz o apresentador.

José Pedro da Silva, de 44 anos, acompanhava a modelo Indianara Aparecida Valério Ramalho, de 22 anos, no evento denominado Talentos Brilhantes. Ele relatou ter ouvido um estalo antes da queda da estrutura. "Tinha umas cem pessoas em cima e outras dezenas embaixo. Por sorte, eu não estava embaixo e consegui ajudar o pessoa. Saiu muita gente ferida", disse.

Indianara disse ter escapado por poucos minutos de ser uma das vítimas. Ela tava na estrutura superior, uma espécie de mezanino feito de madeira, quando o segurança pediu para elas andarem um pouco para trás visando a organizar. "Eu poderia ter caído. Foi por muito pouco. Desci chorando procurando por ele (Silva) e o encontrei depois", disse na noite deste domingo.

Eles haviam vindo de Assis, no interior, para participar do evento. Segundo contaram, o evento reúne de crianças a jovens com diversos talentos para se apresentarem a olheiros de televisão. No local, uma viatura da Polícia Militar estava posicionado, mas ninguém foi encontrado para comentar a situação.

Apesar de Lobo ser funcionário do SBT, a emissora informou que desconhece o evento e qualquer participação de funcionário ou contratado do SBT no desfile.

"O evento não é do SBT e não tem ligação alguma. O SBT vai investigar se alguém estava usando indevidamente o nome de algum quadro oficial da emissora e, caso seja comprovado, vai tomar as devidas providências", disse a emissora em nota.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade