PUBLICIDADE

Justiça determina fim da ocupação Copa do Povo em São Paulo

8 mai 2014 - 00h17
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sem-teto ocupam terreno na regi&atilde;o da Arena Corinthians, na zona leste da capital paulista</p>
Sem-teto ocupam terreno na região da Arena Corinthians, na zona leste da capital paulista
Foto: Bruno Santos / Terra

O juiz Celso Maziteli Neto, da 3ª Vara Cível de Itaquera, em São Paulo, concedeu uma liminar determinando o fim da ocupação intitulada "Copa do Povo". O acampamento montado por militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) reúne cerca de 1,5 mil famílias em Itaquera, zona leste paulistana. Os barracos estão a quatro quilômetros da Arena Corinthians, que sediará a abertura da Copa do Mundo.

Pela decisão judicial, os ocupantes serão intimados a deixar o imóvel em 48 horas. Caso isso não ocorra, o juiz autorizou uma ação de reintegração de posse. Ofício requisitando força policial já foi expedido à Polícia Militar. "Deverão ser retiradas da área todos os ocupantes que lá forem encontrados", enfatizou o magistrado. Maziteli Neto determinou ainda a notificação da Defesa Civil, da subprefeitura de Itaquera e do Conselho Tutelar da região - "ante ao fato de que possivelmente há crianças dentre os ocupantes".

O MTST ocupou a área de 150 mil metros quadrados para protestar contra a falta de moradias para a população mais pobre, em contraste com os bilhões gastos para viabilização do Mundial. A ocupação é a segunda maior do movimento, ficando atrás apenas da chamada Nova Palestina, na zona sul da capital, que conta com mais de 2,5 mil famílias. 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade