PUBLICIDADE

Incêndio em parque é controlado após 3 dias de fogo em MG

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é o terceiro maior em área urbana no País

5 set 2017 - 14h48
(atualizado às 14h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Vegetação consumida pelas chamas
Vegetação consumida pelas chamas
Foto: Corpo de Bombeiros MG

Faíscas de fogos de artifício estão entre as causas de um incêndio que devastou uma área do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, localizado na Grande Belo Horizonte. Apenas três dias depois e com o trabalho de 130 pessoas entre bombeiros militares, brigadistas e voluntários as chamas foram contidas. O Corpo de Bombeiros informou nesta manhã de terça-feira (5) que após um sobrevoo o incêndio estava sob controle com a existência de pequenos focos.

Mesmo assim, todos os envolvidos na ação permanecerão no local até o fim do dia, para evitar que um novo incêndio ocorra. O tamanho da área destruída ainda não foi estimada, mas a direção do parque e os Bombeiros informaram que deve ser divulgado até o fim do dia.

Um levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revelou que desde 2001 não havia um mês de agosto com tantos focos de incêndio, cerca de dois mil, no total. Quatro aviões e um helicóptero precisaram ser usados por causa da dificuldade de se chegar a pé nos focos.

O longo período sem chuvas associado a baixa umidade do ar também aumentam a preocupação com as queimadas. A Grande BH está há 83 dias e com índices de umidade relativa do ar abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Parque da Serra do Rola Moça ao centro
Parque da Serra do Rola Moça ao centro
Foto: Google Maps

Importância do Parque do Rola-Moça

Terceiro maior parque em área urbana do País, o local tem quase 4 mil hectares e está situado entre as cidades de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho. O site do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais mostra que estudos geológicos descreveram o tipo de campo ferruginoso de altitude encontrado no parque como sendo raro, e encontrado somente na maior jazida de minério de ferro explorada do planeta, a Serra do Carajás, no Estado do Pará.

A vegetação é composta por orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá e arnica. Onça-parda, jaguatirica, lobo-guará e veado campeiro estão entre algumas das espécies que podem ser encontradas na região. Os seis mananciais que ficam dentro do Rola-Moça abastecem esses municípios com água potável.

O parque está distante cerca de 25 quilômetros do centro de Belo Horizonte e pode ser visitado entre 8h e 17h. Entre as instalações há dois auditórios, residências para funcionários e uma unidade do Grupamento de Polícia de Meio Ambiente. 

Veja também

Motorista causa pânico ao invadir lavanderia de Nova York:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade