PUBLICIDADE

Frente fria em SP provocará chuva nesta quarta; mínima pode chegar a 5°C

Massa de ar polar deve avançar pelo País, fazendo temperatura despencar

1 jul 2019 - 20h20
(atualizado em 3/7/2019 às 13h05)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - Uma forte frente fria de origem polar avança pelo centro-sul do País e traz mudança na temperatura e chuva para o Estado de São Paulo nesta quarta-feira, 3. A chuva se intensificará nesta quinta-feira, 4, e no fim de semana a temperatura mínima registrada na cidade pode chegar a 5ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura.

Segundo o CGE, a mínima registrada neste ano na cidade foi de 9,4ºC, no dia 9 de junho. Desde 2004, quando o CGE passou a compilar dados de temperatura da capital, a mínima mais baixa foi de 3,5°C em 13 de junho de 2016. houve mortes de moradores de rua por causa do tempo frio.

A onda gelada não atingirá só São Paulo. Todo o País deverá sentir os efeitos da massa de ar polar. Na Bahia e em Goiás, de acordo com a Climatempo, podem ocorrer temperaturas em torno dos 10ºC. Também há possibilidade de neve na região serrana do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Temperaturas altas em julho

Apesar da onda de frio prevista para esta semana, a tendência para julho na capital é de que as temperaturas continuem mais altas do que o normal. Isso porque o Brasil sente o efeito do El Niño, fenômeno de aumento na temperatura das águas do Pacífico Equatorial e, consequentemente, das temperaturas atmosféricas. A média das mínimas para julho é de 12,6°C, segundo o CGE.

O mês de junho terminou com pouca cara de inverno: foi o sexto mais quente em 76 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para este cálculo, o órgão levou em conta as temperaturas máximas da capital durante o mês. A média dessas temperaturas ficou em 24,2°C, a maior desde 2007. Em pleno inverno, os termômetros chegaram a marcar 28ºC, na sexta-feira passada.

Previsão do tempo em SP para os próximos 5 dias

Quinta-feira, 4: Máxima de 22ºC e Mínima de 15ºC

Sexta-feira, 5: Máxima de 16ºC e Mínima de 12ºC

Sábado, 6: Máxima de 16ºC e Mínima de 7 ºC

Domingo, 7: Máxima de 17ºC e Mínima de 5ºC

Segunda-feira, 8: Máxima de 19ºC e Mínima de 12ºC

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade