PUBLICIDADE

Cidades

Equipe do Ministério Público do Rio acompanha perícias no caso do Jacarezinho

Instituição diz apurar circunstâncias das mortes de 25 pessoas no âmbito de uma operação policial nesta quinta-feira, 6. Número de telefone foi disponibilizado para recebimento de informações e denúncias

7 mai 2021 - 20h31
Compartilhar
Exibir comentários

RIO - O Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) informou nesta sexta-feira, 7, que, após a operação policial que deixou 25 pessoas mortas na quinta-feira, 6, na favela do Jacarezinho (zona norte do Rio), disponibilizou uma equipe de médicos legistas e outros peritos de seu quadro técnico para acompanhar e prestar suporte à perícia técnica realizada pelo Estado.

"O MP-RJ acompanha a perícia nos corpos das pessoas mortas durante a intervenção policial. Para isso, um médico perito da instituição teve acesso às dependências do Instituto Médico Legal (IML), onde chegaram os corpos na manhã desta sexta-feira", informa nota da instituição.

O MP também afirma ter estabelecido "mecanismos hábeis para o adequado acolhimento, por parte dos promotores de justiça (...), de relatos e demais elementos de prova, de forma a subsidiar as investigações em curso".

Segundo a instituição, estão sendo tomadas todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis. No âmbito penal, a 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital (órgão do MP-RJ com atribuição para o caso) instaurou uma investigação para apurar eventuais violações a direitos pela polícia.

Na nota divulgada à tarde, o Ministério Público pede a participação das entidades sociais e das pessoas em geral que possam contribuir com informações úteis para elucidar eventuais violações a direitos e fornecer dados que efetivamente auxiliem na averiguação dos fatos e na identificação dos autores.

A instituição criou um plantão permanente por telefone e Whatsapp (21 2215-7003) para receber informações acerca de violações a direitos praticadas no âmbito de operações policiais no Estado do Rio de Janeiro. A comunicação pode ser feita de forma sigilosa. Segundo o MP-RJ, já foram recebidos relatos, imagens e vídeos da operação no Jacarezinho, feitas por particulares e por diversas instituições. O material foi encaminhado à 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital.

O MP-RJ conclui a nota afirmando que "adotará todas as medidas cabíveis para o desempenho de suas atribuições, no exercício da ação penal pública em relação a eventuais ilícitos penais praticados, na defesa dos direitos dos cidadãos e no efetivo controle da atividade externa, participando ativamente das políticas de segurança pública de nosso Estado".

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade