PUBLICIDADE

Defesa Civil do Rio de Janeiro desinterdita Museu Nacional

Alemães especialistas em gestão de desastres chegam neste sábado para trabalhar nos escombros ao lado de equipe da Unesco

14 set 2018 - 22h41
(atualizado às 22h44)
Compartilhar
Exibir comentários

RIO - A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Rio (Subpdec) desinterditou nesta sexta-feira, 14, o prédio do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro, que foi atingido por um incêndio no início do mês. De acordo com a Subdec, uma equipe de engenheiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem a gestão do local, assumiu a responsabilidade técnica pelo prédio histórico.

A partir de agora, caberá à equipe de engenheiros da universidade a realização de serviços emergenciais, de prevenção e estabilização da edificação. O Museu Nacional foi cercado por tapumes nesta semana como forma de impedir o acesso ao local.

Nas próximas semanas, receberá serviços de escoramento e cobertura provisória. A previsão é de que as obras de reconstrução aconteçam apenas no ano que vem.

Alemães

Dois alemães especialistas em prevenção e gestão de desastres devem chegar ao Rio de Janeiro neste sábado, 15, para auxiliar nas pesquisas dos escombros do Museu Nacional.

Ulrich Fischer e Nadine Thiel lideraram os trabalhos de resgate e preservação de documentos e itens do Arquivo Público da cidade alemã de Colônia, que desabou em 2009. Em 3 de março daquele ano, o arquivo histórico, com seis andares, desabou em consequência de uma inundação subterrânea no túnel de uma linha de metrô em construção.

Após essa experiência, Fischer e Nadine fundaram juntos uma rede de apoio, voltada principalmente para a preservação de documentos, que hoje reúne 24 arquivos e bibliotecas de Colônia para discutir e implementar estratégias na gestão de riscos.

Os dois alemães vão se juntar à missão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês) que já está no Rio e é liderada pela italiana Cristina Menegazzi. O grupo vai atuar em cooperação estreita com as autoridades brasileiras na tentativa de recuperar alguma parte do acervo do Museu Nacional.

A viagem dos alemães ao Rio é financiada pelo Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha e é parte da ajuda emergencial de até 1 milhão de euros (R$ 4,85 milhões) oferecida ao Brasil pelo governo alemão após o incêndio.

Unesco

O grupo da Unesco realizou na manhã de sexta sua segunda visita ao Museu Nacional. A primeira havia ocorrido na quinta-feira, 13. Eles analisaram o prédio sem ingressar nele.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade