0

Defesa Civil do Estado alerta para temperatura de até 39ºC em SP

Em pleno inverno, máxima deve ocorrer nas regiões de Presidente Prudente, Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos e Bauru; segundo a Climatempo, antes da chegada de uma frente fria e pancada de chuva nesta quinta, a temperatura vai disparar na capital paulista

12 set 2019
06h11
atualizado às 10h32
  • separator
  • 0
  • comentários

SÃO PAULO - A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil voltou a emitir alerta para a forte onda de calor que atinge o Estado de São Paulo em pleno inverno. Nesta quinta-feira, 12, as temperaturas máximas devem chegar ao patamar de 39º C nas regiões de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos e Bauru.

Já na cidade de São Paulo e na região metropolitana, os termômetros devem atingir 35ºC, de acordo com o alerta da Defesa Civil. Na quarta-feira, 11, a capital paulista registrou a maior temperatura do inverno neste ano (34,5ºC), superando os 33,4ºC da terça-feira, 10, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

Também há previsão de que as cidades de Campinas e São José dos Campos marquem temperatura máxima de 35ºC.

Mudança no tempo

Ainda nesta quinta-feira, após altas temperaturas, o tempo começará a mudar.

"Será um dia de pré-frontal no Estado de São Paulo. O dia começou com sol e a temperatura está em elevação em todas as regiões. A tarde será de baixa umidade do ar e bastante calor, com possibilidade de recorde na capital paulista. No entanto, ainda durante a tarde, o vento vai virar e uma nova frente fria provocará mudança no tempo em quase todo o Estado, com condições para pancadas de chuva à tarde e à noite", informou a Climatempo.

Apenas o norte do Estado de São Paulo não tem previsão de chuva para esta quinta-feira. O dia vai ser de sol e calor. Em outras localidades, os ventos frios e úmidos vão favorecer a formação de nuvens carregadas, que provocam pancadas de chuva isoladas. Na Grande São Paulo, a chuva deve chegar no fim da tarde.

Alerta

Por causa da onda de calor, a Defesa Civil orienta evitar realizar exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia (11h às 17h) e permanecer em locais protegidos do sol. Também faz parte das recomendações evitar sair ao ar livre sem proteção solar e usar soro fisiológico nos olhos e narinas.

Nesta semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também fez alerta aos motoristas sobre os cuidados ao dirigir nessas condições. "A primeira dica é, se possível, não dirigir em horários em que a incidência solar está mais intensa, ou seja, das 11h às 17h", informou. O órgão lembrou que, se não tiver como escapar do trânsito nesse período, as pessoas devem se hidratar tomando água, usando protetor solar e óculos escuros.

Baixa umidade do ar

Antes da chuva chegar no Estado de São Paulo, nesta quinta-feira, a umidade relativa do ar vai chegar em níveis entre 21% e 30%, nas horas mais quentes do dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para não prejudicar a saúde é que a umidade do ar esteja acima de 60%.

Recorde de calor

Com a entrada, no fim da tarde, dos ventos frios e úmidos associados a frente fria, a temperatura vai cair no Estado de São Paulo e a capital paulista deve ter a temperatura mínima do dia somente à noite.

Antes da chegada da frente fria a temperatura vai disparar e fazer muito calor.

A capital paulista pode bater recorde de maior temperatura do inverno na tarde desta quinta-feira.

Na quarta-feira, a cidade de São Paulo registrou pelo terceiro dia consecutivo recorde de temperatura máxima para o inverno com 34,5ºC, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Desde o dia 2 de fevereiro, não fazia tanto calor na capital paulista.

Considerando apenas os meses de setembro, a quarta-feira foi a maior temperatura desde 2015, quando foi registrado 35,5ºC no dia 11.

Na sexta-feira, 13, a chuva vai se concentrar no leste do Estado de São Paulo e o calor diminui. A previsão deve variar de 16ºC a 22ºC. No sábado, 14, a temperatura ficará entre 15ºC e 26ºC e no domingo, 15, oscilará entre 18ºC e 32ºC.

Praia

O litoral paulista não deve acumular grandes volumes, mas a previsão é de um dia nublado, com chuva persistente durante a sexta-feira.

A Grande São Paulo vai ter garoa de manhã e de noite, mas o sol deve aparecer entre muitas nuvens à tarde. Nas demais regiões a previsão é de sol.

para ver previsão do tempo na sua cidade

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade