0

Com sensação térmica de 45 °C, zoo do Rio refresca animais com picolé

Aparelhos de ar-condicionado e aspersores de água foram instalados em áreas privadas; piscinas receberam gelo para amenizar o calor

9 jan 2019
16h02
atualizado em 10/1/2019 às 07h56
  • separator
  • comentários

RIO - Para suportar uma sensação térmica que na última quarta-feira, 9, ultrapassou os 45 °C, até os animais do zoológico do Rio estão recebendo um tratamento especial. Ar-condicionado, aspersores de água, pedras de gelo e até mesmo picolés foram algumas das medidas adotadas pela equipe de biologia do RioZoo para amenizar o calor.

Urso se refresca com picolé de frutas em zoológico do Rio
Urso se refresca com picolé de frutas em zoológico do Rio
Foto: RioZoo/Divulgação / Estadão

Nas áreas privadas dos animais, onde eles costumam dormir e descansar longe dos olhares dos visitantes, foram instalados aparelhos de ar-condicionado ou aspersores de água. As piscinas disponíveis nos espaços dos bichos estão recebendo várias pedras de gelo para ficarem mais frescas. E a grande atração da temporada são os picolés de frutas e até de carne oferecidos para alguns animais, como os ursos e os tigres.

Na tarde de terça-feira, 8, o urso pardo Zé Colmeia chamava atenção dos visitantes com um enorme picolé de frutas. Os picolés são feitos com frutas que já fazem parte da dieta normal do animal, mas são oferecidos nesse formato nos dias em que as temperaturas estão especialmente altas.

"Os animais que mais sentem calor são os felinos, os tigres e os leões, e os ursos, de óculos e o pardo, que é o Zé Colmeia", explicou a bióloga Laura Nunes Garcia Vieira, do RioZoo. "Colocamos ar-condicionado na parte mais fechada do recinto e aspersores de água em cima. E damos para eles os picolés. No caso dos ursos, são picolés de frutas. Para os leões e tigres, são picolés de sangue e carne."

Os primatas também ganham picolés de fruta. E os elefantes tomam até três banhos por dia. Nos viveiros de aves, os biólogos colocam mais vegetação, para gerar mais sombra.

Os elefantes tomam até três banhos por dia.
Os elefantes tomam até três banhos por dia.
Foto: RioZoo/Divulgação / Estadão

"Tentamos deixar a temperatura o mais amena possível, mesmo para animais que são acostumados ao calor", explicou a bióloga. "Está muito quente."

Segundo o Alerta Rio, a temperatura máxima na quarta-feira, 9, no Rio foi de 42,2 °C em Guaratiba, na zona oeste. Mas a sensação térmica bateu 45,3 °C em Santa Cruz, também na zona oeste.

Piscinas receberam gelo para amenizar o calor sentido pelos animais.
Piscinas receberam gelo para amenizar o calor sentido pelos animais.
Foto: RioZoo/Divulgação / Estadão
Estadão

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade