PUBLICIDADE

Ciclistas pedalam pelados para mostrar vulnerabilidade nas ruas

Alguns participantes tiraram toda a roupa para pedir respeito à bicicleta como meio de transporte

9 mar 2013 - 19h51
(atualizado em 10/3/2013 às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jovens pintaram o rosto e o corpo antes de sair para a pedalada</p>
Jovens pintaram o rosto e o corpo antes de sair para a pedalada
Foto: Fernando Diniz / Terra

Ciclistas fizeram neste sábado uma pedalada sem roupas pelas ruas de Porto Alegre para chamar a atenção sobre a vulnerabilidade do veículo de duas rodas no trânsito das grandes cidades. A manifestação faz parte de uma campanha global chamada World Naked Bike Ride, a Pedalada Pelada Mundial, que ocorre em vários países.

Em Porto Alegre, os ciclistas começaram a se concentrar no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa. Alguns ficaram só com as roupas íntimas, enquanto outros pedalaram totalmente nus. A nudez, no entanto, não era obrigatória. A regra mundial do movimento é andar de bicicleta da forma mais ousada que puder.

A funcionária pública Carolina Aguiar foi uma das primeiras a tirar a roupa
A funcionária pública Carolina Aguiar foi uma das primeiras a tirar a roupa
Foto: Fernando Diniz / Terra

“Quando as pessoas ficam totalmente peladas, elas chamam muito mais atenção. Tirando a roupa mostra o quanto estamos mais vulneráveis no trânsito, fora da carroceria de um carro. É uma forma dos motoristas nos notarem e para respeitar o 1,5 m de distância das bicicletas”, disse a funcionária pública Carolina Aguiar, uma das primeiras a tirar a blusa na concentração.

O grupo saiu pedalando pela rua José do Patrocínio, onde em 2011 um motorista atropelou um grupo de ciclistas do movimento Massa Crítica e deixou o local sem prestar socorro. 

Em São Paulo, a chuva atrapalhou o movimento que aconteceu na avenida Paulista, região central da cidade. A Pedalada Pelada estava marcada para sair às 20h, mas a movimentação era pequena no início da noite. Só após a chuva diminuir é que os ciclistas pedalaram pela via mais importante da capital, chamando a atenção dos motoristas que passavam pelo local. 

Colaborou com esta notícia o internauta Filipe Schmid, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade