PUBLICIDADE

Chuva forte deixa parte de SP em atenção; Metrô tem velocidade reduzida

12 jun 2013 - 16h38
(atualizado às 18h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A ocorrência de pancadas de chuva de grande intensidade deixou parte da cidade de São Paulo em estado de atenção por cerca de uma hora na tarde desta quarta-feira. Às 15h55, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura fez o decreto referente à zona oeste, à Marginal Pinheiros e às subprefeituras de Campo Limpo, M'Boi Mirim e Santo Amaro, na zona sul.

Veja o que acontece quando chove em São Paulo

Às 16h10, o alerta se estendeu às subprefeituras de São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianases e Ermelino Matarazzo, na zona leste; 15 minutos depois, o CGE retirou do estado de atenção Campo Limpo, M'Boi Mirim e Santo Amaro. Porém, com o avanço das áreas de instabilidade, foram incluídas no alerta as subprefeituras de Mooca e Penha, na zona leste, e Santana, Vila Maria/Guilherme, Casa Verde e Jaçanã/Tremembé, na zona norte, além da Marginal Tietê. Às 17h05, o CGE decidiu encerrar o estado de atenção em todas as áreas afetadas.

Durante o temporal, foi registrada queda de granizo na região do Morumbi, na zona oeste. Porém, as instabilidades que atingiram a capital no decorrer desta tarde perderam força. Conforme imagens de radar, restava, às 17h, apenas precipitação fraca com pontos moderados entre os bairros da Penha e Ermelino Matarazzo, na zona leste. No restante da cidade, havia registro apenas de chuva leve e chuviscos.

Devido à chuva forte, os trens circulavam em velocidade reduzida em trechos de três linhas do Metrô. Na Linha 1-Azul, a restrição ocorria entre as estações Tiradentes e Tucuruvi. Na Linha 2-Verde, o trecho afetado era entre as estações Alto do Ipiranga e Chácara Klabin. Já na Linha 3-Vermelha, o problema ia da estação Corinthians-Itaquera até a Palmeiras Barra Funda.

O mau tempo também levou o Aeroporto de Congonhas, na zona sul, a operar por instrumentos, tanto para pousos como para decolagens, a partir das 15h39, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Houve também reflexos no trânsito: às 17h, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 112 quilômetros de lentidão na cidade.

Previsão

A instabilidade diminui nos próximos dias. A quinta-feira começa com formação de névoa e termômetros em torno dos 16ºC. O céu permanece nublado, e o vento que sopra do quadrante sul favorece a entrada de umidade e a condição de chuviscos e garoa, principalmente entre o fim da tarde e a noite. A máxima não passa dos 23°C.

Na sexta-feira, a nebulosidade diminui gradualmente e o sol aparece entre o fim da manhã e a tarde. Não há expectativa de chuva. Os termômetros variam entre a mínima de 15°C e a máxima de 23°C.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade