PUBLICIDADE

Catador passa 6 horas soterrado até o nariz em lixão em MS

1 fev 2013 - 21h19
(atualizado às 21h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Um catador foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após cair em uma área de chorume no lixão de Campo Grande (MS). Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), que divulgou o caso nesta sexta-feira, o trabalhador passou cerca de seis horas soterrado pelo lixo até a altura do nariz, até que o desligamento de máquinas que trabalhavam perto do local permitisse que um operador ouvisse seus gritos de socorro.

Detalhe em imagem divulgada pelo MPT mostra catador submerso em área de chorume
Detalhe em imagem divulgada pelo MPT mostra catador submerso em área de chorume
Foto: MPT / Divulgação

O acidente ocorreu na quarta-feira e o caso chegou ao MPT no dia seguinte, durante vistoria para verificar se a prefeitura havia implementado medidas emergenciais de segurança previamente acordadas. Segundo relato do procurador do trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes, que fez a vistoria, o catador disse que caiu no chorume às 9h de quarta-feira, mas foi encontrado soterrado apenas às 15h, "graças a um capricho do destino", pois a máquina que trabalhava perto do local sofreu uma pane e desligou, permitindo que o operador ouvisse seus gritos de desespero.

O trabalhador foi resgatado pelos bombeiros e encaminhado ao posto de saúde da Coophavila II. "Este acidente, que por muito pouco não se converteu em tragédia, denota a urgente necessidade de se rever a extensão do acesso ao lixão, bem como deixa claro que não se pode mais aguardar para que medidas mínimas de segurança sejam implementadas", disse o procurador.

Em reunião com o MPT no dia 24 de janeiro, a prefeitura havia se comprometido a dar imediato andamento à aquisição de equipamentos de proteção individual, providenciar o acesso à água potável, permitir o acesso dos catadores ao lixo nos espaços determinados e a remover o lixo remanescente do trabalho do dia anterior. Segundo o MPT, a vistoria apontou que nenhuma dessas medidas foi cumprida.

Ainda de acordo com o MPT, também foi definida a criação de uma comissão de acompanhamento para facilitar a comunicação entre catadores, prefeitura e concessionária, e fixado o período das 6h às 19h para o trabalho enquanto perdurasse o horário de verão. Além dessas providências, foi firmado o compromisso de não permitir o acesso de menores de 18 anos e de mulheres grávidas para o trabalho de catação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade