PUBLICIDADE

Casal desaparece em tromba d'água de cachoeira em São Paulo; chuvas persistem

Outras seis pessoas estavam no local, mas foram resgatadas; Corpo de Bombeiros aguarda melhora do tempo para retomar as buscas

5 dez 2022 - 23h50
(atualizado em 6/12/2022 às 07h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Temporais têm atingido diferentes partes do Estado de São Paulo ao longo das últimas semanas
Temporais têm atingido diferentes partes do Estado de São Paulo ao longo das últimas semanas
Foto: Alex Silva/Estadão / Estadão

O Corpo de Bombeiros de São Paulo resgatou na noite de domingo, 4, um grupo de pessoas na cachoeira do Poço das Virgens, localizada na Estrada Evangelista de Souza, na zona sul de São Paulo, após uma tromba d'água atingir o local. Seis pessoas foram retiradas e deixadas em segurança, mas um casal foi arrastado pela correnteza da cachoeira e ainda não foi encontrado. A equipe de resgate afirmou que espera uma melhora do clima na região para continuar a busca.

O grupo de oito pessoas adentrou a trilha, mas por conta das fortes chuvas que atingiram a região não conseguiu sair e precisou de apoio da corporação. Não se sabe ainda quem são as duas pessoas desaparecidas.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo, a previsão para os próximos dias é de continuidade nos temporais na capital e Grande São Paulo causados pela alta temperatura e umidade. A atenção se mantém para o risco de alagamentos, elevação das cotas de córregos e rios, bem como escorregamento de encostas em áreas de risco.

Nas últimas semanas, temporais foram registrados em ao menos 7 Estados no Brasil deixando mais de 8,6 mil pessoas desabrigadas. Entre deslizamentos e alagamentos, as chuvas colocaram 9 municípios em estado de emergência na Bahia, deixaram dois mortos em Minas Gerais e uma cratera se abriu em uma rodovia no interior do Sergipe.

Previsão do tempo para 6/12/2022 - terça-feira

Foto: O Município Blumenau

O tempo permanece muito instável em quase todo o Brasil nesta terça-feira. A chuva continua caindo em quase todo país.

Região Sul

Voltou a chover forte nesta segunda-feira na região de Morretes, no litoral do Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 58,4 mm acumulados. A previsão é de pancadas de chuva  com raios à tarde e à noite sobre o Paraná, Santa Catarina e também sobre o norte do Rio Grande do Sul. O ar fica abafado e o sol aparece ao longo do dia. O norte e o leste do Paraná, incluindo a região de Curitiba e o litoral paranaense, e também o litoral norte do Rio Grande do Sul podem ter chuva a qualquer hora. No centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. A terça-feira é com sol forte e muito calor. 

Atenção: uma onda de calor se instala sobre o Rio Grande do Sul no decorrer dessa semana e a temperatura pode chegar a 41°C na região de Uruguaiana no final desta semana.

Região Sudeste

A chuva ainda não dará trégua à Região Sudeste nesta terça-feira.

No Espírito Santo, ainda pode chover a qualquer hora, mas já não há risco de chuva volumosa como nos últimos dias. Períodos com sol são esperados para todo o estado. A região do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha também podem ter pancadas de chuva a qualquer hora, mas, em geral com pouca intensidade, e o sol aparece.

No estado de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira e também na região da grande Belo Horizonte, esta terça-feira é com tempo muito instável, com várias pancadas de chuva ao longo do dia e alguns períodos com mormaço. Há risco de chuva forte. No oeste e no norte de Minas, o sol aparece na maior parte do dia e ocorrem pancadas de chuva com raios,  principalmente à tarde e à noite.

Região Centro-Oeste

Grandes áreas de instabilidade permanecem sobre o Centro-Oeste do país. Toda Região tem uma terça-feira com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, a qualquer hora. Há risco de chuva forte por toda a Região.

Região Nordeste

O tempo permanece instável, com condições para pancadas de chuva em praticamente todo o Nordeste do Brasil.

O sol predomina o dia todo apenas no interior do Rio Grande do Norte e no sertão da Paraíba. Atenção para chuva frequente no litoral de Sergipe e de Alagoas. Nas demais áreas do Nordeste ocorrem pancadas de chuva com períodos de sol.

Região Norte

Grandes áreas de instabilidade continuam ativas sobre a Região Norte do Brasil.

Nesta terça-feira, a chuva mais frequente volumosa deve ser observada sobre o Amazonas, Acre e Rondônia. Nas demais áreas também ocorrem várias pancadas de chuva com raios, mas os períodos com sol são maiores ao longo do dia.

Alertas meteorológicos para 06/12/2022 - terça-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Palmas.

Alerta especial: perigo de chuva volumosa e temporais na Baixada Santista e no litoral norte do estado de São Paulo.

Alerta para temporais no Estado de São Paulo, Norte do Paraná, centro- sul do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, região de Brasília, Goiânia e leste de Goiás, Rondônia, norte, centro e sul do Amazonas.

Atenção para chuva moderada no litoral de Sergipe de Alagoas.

Não há alerta apenas para o Rio Grande do Sul, sul e leste de Santa Catarina, norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, norte e leste de Minas Gerais, sul, centro, leste e nordeste da Bahia, interior de Sergipe, de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, norte do Piauí centro-norte do Maranhão, litoral do Pará e Amapá. 

As demais áreas do Brasil que não estão em alerta ficam em atenção para chuva moderada forte, com raios e ventos por vezes fortes.

Com informações do Climatempo*

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade