PUBLICIDADE

vc repórter: calçada vira ponto irregular de descarte em SP

Leitora afirmou que pneus e outros materiais já ficaram por uma semana na via, na zona oeste de São Paulo

18 jun 2015 - 17h52
Compartilhar
Exibir comentários

A calçada da rua Chilon, no bairro do Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo, se transformou em um ponto irregular de descarte de materiais. A leitora Iara Romão, que passa pelo local com frequência, afirmou que uma grande quantidade de pneus chegou a ficar por uma semana no passeio público.

Pneus ficaram por uma semana na calçada
Pneus ficaram por uma semana na calçada
Foto: Iara Romão / vc repórter

A área utilizada para o descarte está localizada na altura do número 236 da via. Fotos tiradas por Iara mostram que, no dia 1º de junho, a calçada estava repleta de pneus. A leitora afirmou que eles já estavam ali há uma semana. No dia seguinte, “sumiram”, mas logo outros materiais foram deixados no passeio público novamente.

Siga o vc repórter no Twitter

Ela voltou a fotografar a calçada na noite da última terça-feira (16), quando, além dos pneus, foram descartadas outras peças automotivas. Iara contou que já denunciou a situação à prefeitura, mas nada foi feito.

Procurada pelo Terra, a prefeitura, por meio da Subprefeitura Pinheiros, informou que a rua Chilon recebe serviço de varrição periodicamente, em dias alternados, porém, os moradores descartam lixo no local de forma irregular. A administração municipal explicou que, sempre que são identificados novos “pontos viciados de descarte irregular”, a fiscalização é intensificada para coibir esse tipo de prática.

Na terça-feira (16), outros materiais foram deixados no local
Na terça-feira (16), outros materiais foram deixados no local
Foto: Iara Romão / vc repórter

O órgão ressaltou ainda que o flagrante por descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental, sujeito a multa no valor de R$ 16 mil. Para evitar transtornos, a prefeitura disponibiliza 83 Ecopontos para descarte de entulho em toda a cidade, além das operações Cata bagulho, com ações programadas geralmente aos sábados, que podem ocorrer também durante a semana, de acordo com a necessidade da região.

A leitora Iara Romão, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade