PUBLICIDADE

Cidades

Brasileiro internado na Rússia tem alta e retorna para Fortaleza

Engenheiro permaneceu em hospital durante 20 dias; diagnóstico de médicos russos foi confirmado por profissional de saúde brasileiro

11 jul 2018 - 12h05
(atualizado em 12/7/2018 às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - O engenheiro Leonardo Pestana, de 27 anos, retornou ao Brasil na terça-feira, 10, após ter ficado internado em um hospital psiquiátrico em São Petersburgo, na Rússia. O rapaz foi impedido de embarcar de volta para o Brasil em 16 de junho, pois teria sofrido uma espécie de surto no aeroporto. Ele é natural de Fortaleza e estava no leste europeu desde abril para estudar russo e pesquisar sobre a possibilidade de cursar Medicina na região.

Nos primeiros dias em que esteve internado, Leonardo teve contato com a família em apenas uma ocasião, o que fez amigos e parentes suspeitarem do tratamento imposto por médicos russos. O diagnóstico foi, contudo, confirmado por um médico brasileiro, embora não tenha sido divulgado.

Leonardo Pestana teria sido internado compulsoriamente em uma instituição psiquiátrica em São Petersburgo, na Rússia
Leonardo Pestana teria sido internado compulsoriamente em uma instituição psiquiátrica em São Petersburgo, na Rússia
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal / Estadão

Na sexta-feira, 6, Leonardo recebeu alta no hospital. Após a data, encontrou a mãe, a funcionária pública Fátima Pestana, e um amigo, com os quais retornou ao País. Segundo pessoas próximas, o engenheiro está bem e em casa.

Amigos chegaram a criar uma vaquinha online para ajudar com os custos do retorno, estimados em R$ 30 mil. Até a manhã desta quarta-feira, 11, foram arrecadados R$ 800.

O rapaz é filho único e se formou em 2017 em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Além disso, teria estudado inglês durante um semestre no Canadá.

Governo brasileiro. Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou ter prestado atendimento consular ao brasileiro na Rússia. Segundo a instituição, o consulado temporário do Brasil em São Petersburgo realizou visitas frequentes no hospital.

"Ocasiões em que foi possível assisti-lo da seguinte forma: realização de chamadas telefônicas e de vídeo entre Leonardo e sua família no Brasil; apoio ao médico brasileiro da família; interpretação russo-português-russo; fornecimento de itens de uso pessoal; verificação das condições de internação do cidadão brasileiro no hospital", informou.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade