PUBLICIDADE

Cidades

Bolsonaro não punirá atirador em defesa de propriedade rural

Presidente quer ampliar perímetro permitido para uso de arma no interior da propriedade e que quem usá-la na defesa do patrimônio ou da vida não seja punido. Ele participou nesta manhã de feira em Ribeirão Preto

29 abr 2019 - 17h02
(atualizado às 19h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Adriano Machado / Reuters

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) quer que o Congresso Nacional aprove medidas para flexibilizar o uso de armas de fogo por produtores rurais. Uma das propostas, que segundo Bolsonaro será posta em votação pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), prevê que o perímetro de uso da arma de fogo para quem tem a sua posse seja a integridade da área da propriedade rural, e não somente uma residência. Bolsonaro também defendeu que não haja punição para proprietários de terras que atirarem contra invasores.

As medidas foram defendidas pelo presidente em discurso no evento Agrishow, realizado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira, 29.

"A propriedade privada é sagrada e ponto final", disse. Sobre a isenção de punição a quem atirar dentro de sua propriedade, Bolsonaro disse que é "uma maneira que temos de ajudar a combater a violência no campo". "É fazer com que, ao se defender a propriedade privada ou a sua vida, o cidadão de bem entre no excludente de ilicutde, ou seja, responde, mas não tem punição. É a forma que temos de proceder para que o outro lado, que teima em desrespeitar a lei, temam vocês, temam o cidadão de bem, e não o contrário."

Na chegada ao evento, Bolsonaro subiu em uma das máquinas agrícolas e posou para fotos. Entre outros, estava acompanhado da ministra Tereza Cristina, da Agricultura, e dos ministros Augusto Heleno, do Gabinete da Segurança Institucional, e Ricardo Salles, do Meio Ambiente, além do presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, e o governador paulista, João Doria.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade