PUBLICIDADE

Cidades

Bairro tranquilo no Rio, Urca vive dias de terror

Uma das mais seguras localidades da cidade abriga instituições militares e tem entre seus moradores o cantor Roberto Carlos

13 jun 2018 - 03h01
Compartilhar
Exibir comentários

RIO - Considerada uma das localidades mais tranquilas da cidade, sobretudo pela presença de diversas instituições militares, a Urca, bairro de classe média alta na zona sul do Rio, viveu momentos de terror nos últimos cinco dias a despeito da intervenção federal. Nesta terça-feira, 12, em mais um desdobramento decorrente da guerra entre facções criminosas, a polícia prendeu três traficantes flagrados com armas e munições deixadas para trás durante o confronto de sexta-feira, que interrompeu, pela primeira vez por causa de violência, a circulação de um dos cartões-postais da cidade, o bondinho do Pão de Açúcar.

Sede de várias instituições militares, como a Escola Superior de Guerra, o Instituto Militar de Engenharia e de um quartel do Exército, a Urca tem uma única entrada e saída pelo asfalto e é considerado um dos bairros mais seguros do Rio, com raras ocorrências policiais significativas. Seus moradores - entre eles o cantor Roberto Carlos - são de classe média alta. Por causa da segurança, trata-se de um dos últimos bairros do Rio a ter ainda tanto casas quanto prédios.

De janeiro a maio deste ano, o laboratório de dados de violência armada Fogo Cruzado registrou 2,3 mil tiroteios e/ou disparo de arma em toda a cidade. Na Urca, foram apenas dois eventos e, mesmo assim, na entrada do bairro. Na Praça Seca, na zona oeste, o recordista do período, foram 169 registros.

Mas na sexta-feira passada, os moradores da Urca vivenciaram outra realidade, comumente enfrentada nas comunidades e nos bairros mais pobres. Traficantes que atuam nos morros da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Leme, tentaram fugir da polícia pela mata que liga essas duas comunidades ao morro da Urca. Houve um intenso tiroteio entre policiais e criminosos.

O bondinho do Pão de Açúcar parou pela primeira vez por causa da violência desde que foi inaugurado, em 1912. Turistas e visitantes ficaram presos no alto do Pão de Açúcar por cerca de duas horas. "Estou aqui há 16 anos e nunca tinha visto nada igual. Foi muito tiro", afirmou um vendedor de pipocas da Praia Vermelha, que preferiu não se identificar. "Aqui sempre foi a única praia do Rio que nunca teve arrastão, nunca teve assalto, nunca teve nada disso por conta dos militares."

O restaurante do Círculo Militar, ao pé do morro, que tem uma das vistas mais deslumbrantes do Rio, estava lotado na hora do tiroteio. "Os turistas ficaram apavorados com a quantidade de tiros, nunca tinham visto nada igual", relatou uma funcionária do local, que também não quis ser identificada. "Hoje está assim, vazio, acho que as pessoas estão com medo de vir."

Apesar do intenso tiroteio, naquele dia foi reportado apenas que um policial havia se ferido com estilhaços de granada, mas ninguém teria morrido. No domingo, no entanto, parentes de supostos traficantes que estavam desaparecidos fizeram uma caminhada de aproximadamente duas horas por trilhas na mata até chegar à Urca, refazendo o trajeto percorrido pelos fugitivos na sexta-feira.

Eles conseguiram localizar visualmente seis corpos em pedras, à beira-mar, numa região de difícil acesso. Um sétimo corpo foi achado à tarde, na mata. Os parentes dos mortos chamaram os bombeiros e disseram que a polícia teria executado os homens e jogado seus corpos no mar.

Investigação

A PM informou apenas que os corpos serão submetidos à perícia. A Polícia Civil, que investiga o caso, disse que só vai se pronunciar oficialmente quando o laudo do Instituto Médico Legal (IML) ficar pronto. O Gabinete da Intervenção não quis se manifestar.

"Mais uma vez estamos diante de uma ação policial recoberta de mistérios, o que contribuiu para que haja uma suspeição", afirmou a cientista social Sílvia Ramos, coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania e do Observatório da Intervenção Federal. "A ação policial pode ter tido uso legítimo e necessário da força, mas, em vez de mostrar as evidências, a polícia nada diz. E, se houve confronto e mortes, por que os corpos foram atirados lá de cima?"

Cronologia

- Dia 8

Traficantes dos morros da Babilônia e Chapéu da Mangueira, no Leme, zona sul do Rio, tentam fugir da polícia pela mata que liga as duas comunidades. Há intenso tiroteio entre policiais e criminosos. Como consequência, o bondinho do Pão de Açúcar para pela primeira vez desde que foi fundado.

- Dia 10

Parentes de supostos traficantes que estavam desaparecidos caminham por duas horas nas trilhas da mata até chegar à Urca e conseguem avistar seis corpos sobre pedras, numa área de difícil acesso. À tarde, um sétimo corpo é achado na mata. Os bombeiros são chamados.

- Dia 12

Procurada, a Polícia Militar informa apenas que os corpos serão submetidos à perícia. Já a Polícia Civil diz que se pronunciará oficialmente somente quando o laudo do IML ficar pronto. O Gabinete da Intervenção não quis se manifestar.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade