PUBLICIDADE

Agência Nacional de Mineração emite alerta de risco para barragens em Minas Gerais

Em nota, órgão reforça preocupação com grande volume de chuva previsto para este fim de semana

24 out 2020 - 11h58
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um alerta na manhã deste sábado, 24, sobre a previsão de chuva excessiva em Minas Gerais e o risco para barragens em nível de emergência 3, o mais alto. Em nota, o órgão alerta para a possibilidade de "precipitações fortes".

"Os empreendimentos que possuem barragens de mineração em Minas Gerais devem redobrar a atenção e o monitoramento das estruturas este final de semana", reforça a nota da ANM. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o volume de chuva entre hoje e amanhã supere os 50 mm.

As três barragens no Estado classificadas como nível de emergência 3 ficam nos municípios de Barão de Cocais, Nova Lima e Ouro Preto. A ANM pede para que as equipes equipes de segurança se mantenham "em alerta, com monitoramento diário das condições das estruturas - em especial do estado de conservação - além de manter atenção especial às tomadas d'água dos vertedouros".

O órgão reforça que o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens (SIGBM) deve ser informado imediatamente sobre eventuais anormalidade e o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade