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Cem mil clientes ainda estão sem luz em São Paulo

16 jan 2015 - 16h57
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<p>Falta de energia fez clientes &quot;sequestrarem&quot; van da Eletropaulo</p>
Falta de energia fez clientes "sequestrarem" van da Eletropaulo
Foto: Nacho Doce / Reuters

A AES Eletropaulo informou nesta sexta-feira (16) que ainda trabalha para reestabelecer o fornecimento para 100 mil clientes (residências e empresas) após as chuvas dos últimos dias. Parte dos afetados está sem luz desde segunda-feira (12), quando uma tempestade interrompeu o fornecimento para 800 mil clientes da concessionária que atende a Grande São Paulo. A empresa disse, no entanto, que já solucionou 99% dos casos.

Ontem (15), moradores da rua Daniela Crespi, na Vila Sônia, zona oeste paulistana, se revoltaram contra os mais de três dias que passaram sem luz. Para garantir a volta do fornecimento, eles impediram a saída de um carro da Eletropaulo que estava na rua, sem saída, fechando o acesso com outros veículos. “Depois de tentar falar com a Eletropaulo, com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), milhões de protocolos. Até que a gente resolveu sequestrar uma perua (van) da Eletropaulo para ver se eles tomavam alguma providência. E deu certo”, conta a aposentada Madalena Ybañez, uma das participantes do protesto.

Apesar da revolta contra a concessionária, Madalena disse que os moradores pagaram almoço para os funcionários que estavam no carro preso. Em seguida, a empresa mandou outro veículo, melhor equipado, que resolveu o problema. A aposentada relata que a falta de energia aumentou o desconforto causado pelas altas temperaturas que têm sido registradas na capital paulista. “Além de ficar em um calor horroroso sem ventilador, sem nada, na geladeira foi tudo jogado fora”, reclamou.

A administradora Thereza Reis, que mora há 35 anos no bairro, diz que nunca tinha ficado antes tanto tempo sem energia. “Minha mãe é uma acamada, teve AVC (acidente vascular cerebral). Faz uso da insulina, tudo se perdeu”, contou. Thereza reclama ainda do atendimento da concessionária. “Já nem atendiam a gente no telefone. Simplesmente prometiam que vinha aqui e não apareciam”.

O consumidor que tiver problemas de falta de energia pode fazer uma reclamação ao Procon. Dependendo do caso, o cliente poderá solicitar o abatimento na sua conta pelo tempo em que não teve o serviço prestado. Em casos de aparelhos e eletrodomésticos danificados, o consumidor pode fazer, no prazo de 90 dias da ocorrência, o pedido de ressarcimento à Eletropaulo. Após vistoria e comprovação do problema, a concessionária terá de restituir o valor do produto, substituí-lo ou repará-lo.

Agência Brasil Agência Brasil
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