PUBLICIDADE

Carlos Marun assume Secretaria de Governo

15 dez 2017 - 22h50
(atualizado em 16/12/2017 às 09h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Deputado federal substitui Antonio Imbassahy, que pediu demissão. Primeira função do novo articulador político do Planalto é conseguir apoio para a aprovação da reforma da Previdência no Congresso.O deputado federal Carlos Marun (PMDB) assumiu nesta sexta-feira (15/12) o cargo de ministro da Secretaria de Governo. O parlamentar substitui Antonio Imbassahy (PSDB), que comandou a pasta desde fevereiro e pediu demissão há uma semana.

Durante a cerimônia de posse, que contou com a presença do presidente Michel Temer, Marun defendeu a reforma da Previdência e colocou-se como um "soldado" a serviço de Temer. O novo ministro foi um dos principais articuladores do presidente na Câmara dos Deputados.

"Vejo no senhor [Temer] um homem determinado a fazer aquilo que o Brasil precisa. Afirmo que serei e sou, a partir desse momento, um soldado sob o vosso comando em sua árdua luta para fazer do vosso país um país melhor para todos os brasileiros", destacou Marun.

O ministro disse ainda que conquistou a confiança de parlamentares da base do governo e o respeito da oposição nos seus três anos de experiência na Câmara. Marun afirmou que foi um dos principais protagonistas do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no Congresso.

No discurso, o ministro classificou a reforma da Previdência como um dos maiores desafios do governo. "Precisamos de uma Previdência mais justa e menos desigual para todos os brasileiros. Não é possível que aceitemos continuar convivendo com o sistema previdenciário que tira dos mais humildes e destina recursos aos mais aquinhoados", declarou e acrescentou que a aprovação desta reforma contribuirá para a economia do país.

Marun assume a pasta depois da demissão de Imbassahy. Ele foi o segundo tucano a deixar o governo em menos de um mês. Em novembro, Bruno Araújo pediu demissão do cargo de ministro das Cidades em meio a rumores sobre uma possível reforma ministerial que envolveria a saída de integrantes do PSDB da equipe.

A primeira função novo articulador político do governo será reunir os votos necessários para a aprovação da reforma da Previdência, cuja votação deve acontecer na Câmara no dia 19 de fevereiro. Em janeiro e fevereiro, Marun se reunirá com deputados para tentar conseguir apoio suficiente para a proposta.

CN/abr/ots

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade