PUBLICIDADE

Brasil registra mais 1.311 mortes por covid-19

23 jul 2020 - 18h44
(atualizado às 18h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Total de óbitos notificados ultrapassa 84 mil. País ainda registrou quase 60 mil novos casos da doença nas últimas 24 horas.Números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados nesta quinta-feira (23/07) apontam que mais 1.311 mortes por covid-19 foram notificadas no Brasil nas últimas 24 horas.

Foto: DW / Deutsche Welle

Com isso, o total de óbitos pela doença oficialmente identificados chegou a 84.082, segundo atualização publicada às 18h (horário de Brasília).

O Brasil ainda registrou oficialmente mais 59.961casos, elevando o total para 2.287.475.

Essa é a segunda pior marca diária de novos casos notificados em 24 horas desde o início da pandemia. Só fica atrás do recorde registrado na quarta-feira, quando mais de 67 mil casos foram notificados em 24 horas.

Diversas autoridades e instituições de saúde em todo o país, no entanto, alertaram que os números reais da doença devem ser maiores em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação.

O Conass não informou o número de curados no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na quarta-feira, 1.532.138 já se recuperaram.

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de covid-19 oficialmente notificados. Só está atrás dos Estados Unidos, que nesta quinta-feira cruzaram a marca de 4 milhões de casos.

Já a taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes chegou a 40. Em número total de óbitos, o país ocupa a segunda posição no mundo - novamente atrás dos EUA, que acumulam mais de 143 mil mortes.

Já no cálculo levando em conta a população, o Brasil aparece em 12° - bem à frente de países vizinhos, como a Argentina (5,82) e o Uruguai (0,99). Na semana passada, o Brasil ultrapassou a Holanda e a Irlanda em número de mortes por 100 mil habitantes.

Nações europeias duramente atingidas pela doença, como o Reino Unido (68,56) e a Bélgica (85,87), ainda aparecem bem à frente, mas esses países começaram a registrar seus primeiros casos entre três e quatros semanas antes do Brasil, e o número de óbitos diários está caindo - no caso britânico, está na casa das dezenas, já a Bélgica tem registrado vários dias seguidos sem mortes. Os dois países também registrado apenas algumas centenas de novos casos da doença por dia.

Na semana passada, o Brasil completou dois meses sem um ministro da Saúde. O posto vem sendo ocupado interinamente desde 15 de maio pelo general Eduardo Pazuello, que não tinha experiência na área e indicou militares para quase todos os postos-chave do ministério. Na sua gestão, as mortes e novas notificações de casos dispararam no país. Foram mais de 67 mil novos óbitos registrados desde que a pasta passou a ser gerida por Pazuello e outras dezenas de militares.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, 625 mil pessoas já morreram de covid-19 no mundo. O número de casos identificados chega a 15,3 milhões em todo o planeta.

JPS/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade