PUBLICIDADE

Bolsonaro participará de Cúpula das Américas nos EUA

Itamaraty disse que presidente aceitou convite de Joe Biden

26 mai 2022 - 20h05
(atualizado às 20h25)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro
Foto: Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira (26) que o presidente Jair Bolsonaro aceitou um convite de seu homólogo americano, Joe Biden, para participar da Cúpula das Américas em Los Angeles entre os dias 6 e 10 de junho.

O Itamaraty disse ainda que existe a previsão de que Bolsonaro e Biden se encontrem em uma reunião bilateral durante a Cúpula. A pasta não informou, entretanto, quando aconteceria.

Caso aconteça, será o primeiro encontro do líder brasileiro com o presidente dos Estados Unidos desde a posse do democrata, em 2021.

A confirmação da viagem é feita poucos dias após Bolsonaro receber o enviado especial para a Cúpula das Américas, Christopher Dodd, e o encarregado de negócios da embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff.

No entanto, alguns países não foram convidados pelo governo americano, como Nicarágua, Venezuela e Cuba. A medida gerou uma reação imediata de México, Bolívia e Honduras, bem como países do Caribe, que declararam que não vão participar da cúpula se não forem convidados todos os países do hemisfério.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, disse que "em nenhum caso" participará da Cúpula das Américas, porque o governo americano tem a intenção de "excluir vários países, incluindo Cuba, Nicarágua e Venezuela, apesar da forte reivindicação regional de acabar com a exclusão de nações deste tipo de evento".

"Washington conduziu intensas negociações e exerceu uma pressão brutal para retirar as justas e firmes exigências da maioria dos países da região para que a cimeira seja inclusiva", acrescentou o líder cubano.

A Cúpula das Américas, a primeira sediada nos Estados Unidos desde 1994, reunirá lideres do continente com o objetivo de debater temas como o fortalecimento da democracia, direitos humanos e preservação do meio ambiente.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade