PUBLICIDADE

Bolsonaro participa do G20 pela primeira vez

Presidente quer se reunir com Trump, Macron e Xi Jinping

26 jun 2019 - 17h26
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro participará pela primeira vez de uma cúpula do G20, o grupo dos 20 países de maior economia do mundo. O mandatário brasileiro estará em Osaka, no Japão, entre sexta-feira (28) e sábado (29).

Bolsonaro participa do G20 pela primeira vez
Bolsonaro participa do G20 pela primeira vez
Foto: EPA / Ansa - Brasil

No evento, Bolsonaro pretende ter reuniões paralelas com o presidente da China, Xi Jinping. Com uma viagem pré-agendada para o país ainda neste ano, Bolsonaro já teceu críticas à economia e ao comércio chineses, mas moderou o tom diante da possibilidade de prejudicar a balança comercial, que tem o país como principal destino de exportações. De acordo com o Palácio do Planalto, Bolsonaro também pretende se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o francês Emmanuel Macron.

O governo brasileiro também analisa incluir na agenda mais duas reuniões, uma com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e outra com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Bolsonaro será um dos três oradores principais em uma sessão temática dedicada à inovação e à tecnologia. O governo tem como estratégia usar o evento para recuperar a confiança internacional no Brasil.

O presidente embarcou na manhã de hoje (26) para Osaka, com escala na Europa, mas deve chegar com a imagem manchada devido a um incidente. Inicialmente, Bolsonaro deveria fazer uma escala em Sevilha, na Espanha, mas, por conta da prisão de um militar da Força Aérea Brasileira (FAB) com 37kg de cocaína, a rota foi alterada para Lisboa, em Portugal. "Em artigo publicado na revista G20 Japan: The 2019 Osaka Summit, Bolsonaro disse também ter intenção de abordar no evento temas como as negociações entre Mercosul e União Europeia (UE), além de reforçar o desejo do Brasil de integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A cidade de Osaka, a segunda maior do Japão com seus 19 milhões de habitantes, prepara um forte esquema de segurança para a cúpula do G20, com 32 mil agentes. As autoridades determinaram zonas de circulação restrita e cancelaram aulas em centenas de escolas. Também foi anunciado que pontos de coleta de lixo e lixeiras seriam lacrados, assim como armários públicos, para evitar atentados com bombas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade