PUBLICIDADE

Bolsonaro diz que Aliança não disputará eleições municipais se TSE vetar assinaturas eletrônicas

21 nov 2019 - 09h06
(atualizado às 10h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro reconheceu nesta quinta-feira que o novo partido criado por ele, a Aliança pelo Brasil, não conseguirá disputar as eleições municipais de 2020 se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vetar a coleta eletrônica de assinaturas, e disse que nenhum ministro fará parte da legenda para evitar acusações de uso da máquina pública.

Presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada
19/11/2019
REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada 19/11/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Bolsonaro tem presença prevista nesta quinta na primeira convenção nacional da Aliança, partido criado por ele após romper com o PSL, pelo qual se elegeu presidente no ano passado.

Para estar apto a disputar a eleição municipal do ano que vem, o partido precisa formalizar seu registro junto ao TSE até o início de abril. Para isso, são necessárias cerca de 492 mil assinaturas em pelo menos 9 Estados -- que precisam ser conferidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada Estado.

"Estamos aguardando a decisão do TSE se pode ocorrer a assinatura eletrônica. O voto pode, assinatura não pode? Não sei. De acordo com a decisão, a gente vai saber se forma para março ou para o final do ano que vem", disse Bolsonaro a jornalistas na saída do Palácio da Alvorada.

"Se for possível (assinatura) eletrônica a gente forma o partido para março, se não for possível, eu não vou entrar em disputas municipais no ano que vem, estou fora", acrescentou.

Atualmente, a possibilidade aventada por Bolsonaro de obter assinaturas digitais para apoio à criação da nova legenda não está prevista em resolução do TSE.

O presidente também acrescentou que o novo partido não contará com nenhum dos atuais ministro do governo. "Não vamos ter a participação do governo na criação do partido... para evitar interpretação equivocada de que estou usando a máquina pública para formar um partido, zero", afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade