PUBLICIDADE

Barão de Cocais: após alerta, cidade mineira se prepara para possibilidade de ruptura de barragem

Vale notificou órgãos públicos sobre o risco de acidente 'entre 19 e 25 de maio'; habitantes farão simulado de evacuação no sábado; vice-prefeito diz que em caso de rompimento, detritos levariam 'uma hora meia' para chegar ao centro da cidade.

17 mai 2019 - 06h09
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Reprodução de imagem de satélite da mina de Gongo Soco, perto de talude que apresenta deformação e pode impactar barragem a 1,5 km
Reprodução de imagem de satélite da mina de Gongo Soco, perto de talude que apresenta deformação e pode impactar barragem a 1,5 km
Foto: Reprodução/Google / BBC News Brasil

"As pessoas estão em alerta, mas nada de pânico", diz o vice-prefeito da cidade de Barão de Cocais (MG), de 28 mil habitantes, que foram avisados nesta semana sobre o risco iminente de rompimento de uma barragem no município de mesmo nome, localizada a cerca de 10 km da cidade.

"Considerando outros (episódios de) rompimento de barragens, o material chegaria no centro de Barão de Cocais em uma hora e meia. Seria tempo suficiente para as pessoas serem avisadas e orientadas", disse Lourival Ramos, pelo telefone, à BBC News Brasil.

A população foi convocada para participar neste sábado de um simulado de evacuação, que será realizado pela Vale - dona da mina Gongo Soco - em conjunto com a Defesa Civil.

Foi a própria Vale que informou órgãos públicos, no início desta semana, sobre o risco de ruptura da Barragem Sul Superior da mina nos próximos dias - se mantida a velocidade de deformação de um talude (terreno inclinado, natural ou artificialmente) próximo à barragem, que poderia gerar o rompimento. A Vale estipulou que o acidente poderia ocorrer mais precisamente entre 19 e 25 de maio.

Em nota, a Vale afirmou que "não há elementos técnicos até o momento para se afirmar que o eventual escorregamento do talude (...) desencadeará gatilho para a ruptura da Barragem Sul Superior", mas que, ainda assim, o nível de alerta foi reforçado.

Para Ramos, os órgãos públicos, a população e a empresa estão preparados para um eventual acidente. Ele diz que não deixará a cidade nos próximos dias, mas, como precaução, preparou com a família uma bolsa com itens essenciais, como produtos de higiene e roupas.

Desde que a empresa notificou o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) sobre este risco, a população de Barão de Cocais está apreensiva.

"O medo está nos olhos das pessoas. Muitas famílias estão deixando a cidade e indo para Santa Bárbara e outras cidades próximas", relata Fernando Batista, de 38 anos, ele próprio trabalhador do setor da mineração, mas em outra empresa.

"Preciso continuar em Barão de Cocais por conta do meu trabalho. Vou deixar minha filha e esposa em Itabira (outra cidade mineira, onde Fernando nasceu e tem família) e volto para trabalhar, pois no momento não tenho opção."

Fernando Batista ao lado da esposa; vida da família foi alterada desde fevereiro, com alerta emitido para barragem
Fernando Batista ao lado da esposa; vida da família foi alterada desde fevereiro, com alerta emitido para barragem
Foto: Arquivo pessoal / BBC News Brasil

Alerta em fevereiro

A apreensão relatada por Fernando, porém, não é de hoje. Cerca de 500 moradores dos distritos de Piteiras, Socorro, Tabuleiro e Vila do Gongo, parte de Barão de Cocais e mais próximos à barragem, foram evacuados às pressas de casa na madrugada de 8 de fevereiro - duas semanas após o rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho, que matou 240 pessoas.

A evacuação foi realizada por determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM) após uma inspeção na Barragem Sul Superior.

A ANM acionou o nível 2 de emergência - na escala, este é anterior ao nível de maior risco para barragens, o 3. O nível 3 veio no mês seguinte, no final de março, e está ativo desde então.

Segundo o vice-prefeito, hoje os distritos de Piteiras, Socorro, Tabuleiro e Vila do Gongo estão vazios e cerca de 160 famílias estão vivendo em hotéis e casas alugadas pela Vale.

"Socorro era um distrito com bastante gente, comércio, uma igreja católica visitada por muitos turistas. Hoje, está tudo parado", lembra.

Desde fevereiro, Fernando Batista conta ter ficado um tempo afastado da filha e da esposa, alocadas em Itabira, e mudou de imóvel em Barão de Cocais - buscando uma casa mais alta, fugindo de uma eventual lama de rejeitos da mineração.

A atividade na mina Gongo Soco, ao lado da qual está o talude em deformação e que pode afetar a Barragem Sul Superior, a 1,5 km, está paralisada desde 2016.

Batista diz que, por isso, os moradores não imaginavam que a barragem poderia trazer algum risco.

Mas em fevereiro veio o susto, e, por ele, a Vale teve R$ 50 milhões bloqueados pela Justiça em março a pedido do MP-MG e da Defensoria Pública do Estado.

"Conforme apurado, a evacuação ocorreu de forma abrupta e assustadora, durante a madrugada, causando pânico nos moradores locais, que deixaram os pertences e foram deslocados para o ginásio poliesportivo de Barão de Cocais", diz um comunicado do MP-MG.

Veja também:

Brumadinho: vídeo mostra desespero dos funcionários no rompimento da barragem:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade