PUBLICIDADE

Araújo indica chefe do Departamento de Mercosul para secretário-geral do Itamaraty

5 dez 2018 - 21h07
Compartilhar
Exibir comentários

O próximo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, anunciou nesta quarta-feira que o embaixador Otávio Brandelli, atual diretor do Departamento de Mercosul do Itamaraty, será o secretário-geral do Ministério na sua gestão.

Futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo
22/11/2018
REUTERS/Adriano Machado
Futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo 22/11/2018 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Em sua conta no Twitter, Araújo anunciou o nome e afirmou que Brandelli é um embaixador de "grande competência e dedicação".

"Será meu braço direito para implementar a política externa do presidente Bolsonaro", escreveu o futuro chanceler.

Brandelli foi promovido a embaixador este ano, na mesma leva que alçou Araújo à posição mais alta da carreira diplomática, o último grupo de promovidos.

É praxe no Itamaraty que o secretário-geral, segundo cargo mais importante na hierarquia da Casa, não seja mais sênior que o ministro das Relações Exteriores. Há dias, desde a indicação de Araújo, diplomatas especulavam quem ele poderia indicar nessa situação.

No entanto, ao contrário da nomeação de Araújo, que causou espanto e apreensão entre diplomatas --não apenas pelas ideias do futuro chanceler, mas pela quebra de hierarquia na nomeação de um diplomata com pouca experiência e que nunca ocupou um cargo de relevância--, a indicação de Brandelli foi vista com alívio pelos colegas.

Fontes ouvidas pela Reuters afirmaram que o embaixador é "experiente, trabalhador, sério e confiável". Brandelli já foi presidente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e serviu na Missão do Brasil junto às Comunidades Econômicas Europeias em Bruxelas, e na Delegação Permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade