PUBLICIDADE

Apoio de militares a Maduro é mais um componente interno da Venezuela, diz Santos Cruz

25 jan 2019 - 17h10
(atualizado às 17h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Secretaria de Governo, general da reserva Carlos Alberto Santos Cruz, afirmou nesta sexta-feira que o apoio dos militares ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é mais um componente no "problema interno" daquele país.

Ministro da Secretaria de Governo, general da reserva Carlos Alberto Santos Cruz, em Brasília 10/12/2018 REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Secretaria de Governo, general da reserva Carlos Alberto Santos Cruz, em Brasília 10/12/2018 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

A avaliação ocorre no momento em que cresce a pressão para a saída do chefe do Executivo venezuelano -- o Brasil, os Estados Unidos e outras nações já reconhecem o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como presidente interino do país.

"Agora você vê que tem uma parte da população muito grande também com expectativa (de mudança), então são as forças do país. Tudo isso faz parte do conjunto. A gente espera que quem vença é o povo venezuelano e não um governo que está tentando se impor pela força", disse.

Para o ministro, o papel do Brasil está "bem claro" em relação à Venezuela. Ele destacou que o país desaprova um governo Maduro por não considerá-lo democrático.

"Existem várias resoluções internacionais de que a própria eleição não seguiu as normas mínimas da democracia e a consequência imediata para o Brasil são os venezuelanos que vieram para dentro do Brasil que o Brasil tem que dar todo o apoio necessário a essas pessoas", afirmou, referindo-se à onda de imigrantes venezuelanos no Brasil, principalmente em Roraima.

Ao ser questionado se seria o caso de o Brasil atuar por uma solução intermediária diante do fato de que não haverá um apoio a uma intervenção militar, o ministro afirmou que o povo da Venezuela está reagindo e que há um processo de "resolução do problema".

Ele disse que é preciso deixar as forças do país terem a sua própria reação.

Para Santos Cruz, a situação atual da Venezuela é resultado do desespero de um povo contra um governo que não responde a "nenhum anseio da população

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade